The book as a cognitive prosthesis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santaella, Lucia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159527
Resumo: Para além do leitor de livro, o século XX viu nascer um novo tipo de leitor de imagens na foto, na publicidade e no cinema: o leitor movente. Então, com o surgimento da internet emergiu o leitor imersivo, que navega e interage nas infovias dos ambientes da web. A seguir, o advento das mídias móveis trouxe consigo o leitor ubíquo, aquele que tem acesso à informação em qualquer lugar onde possa estar. Diante desse quadro sequencial e plural, este artigo propõe a necessidade de manter nos ambientes educacionais as habilidades cognitivas do leitor de livro, aqui chamado de contemplativo, na medida em que o livro, dentre todas as mídias, funciona como uma prótese para o desenvolvimento da capacidade reflexiva.
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spelling The book as a cognitive prosthesisO livro como prótese cognitivaContemplativeMovingImmersiveUbiquitous readerLeitor contemplativoMoventeImersivoUbíquoPara além do leitor de livro, o século XX viu nascer um novo tipo de leitor de imagens na foto, na publicidade e no cinema: o leitor movente. Então, com o surgimento da internet emergiu o leitor imersivo, que navega e interage nas infovias dos ambientes da web. A seguir, o advento das mídias móveis trouxe consigo o leitor ubíquo, aquele que tem acesso à informação em qualquer lugar onde possa estar. Diante desse quadro sequencial e plural, este artigo propõe a necessidade de manter nos ambientes educacionais as habilidades cognitivas do leitor de livro, aqui chamado de contemplativo, na medida em que o livro, dentre todas as mídias, funciona como uma prótese para o desenvolvimento da capacidade reflexiva.Beyond reader of books, the twentieth century saw the birth of a new kind of image reader in photos, advertisements, and movies: the moving reader. Then with the emergence of the internet, came the immersive reader, who navigates and interacts on the webs’ information highways. Next, the advent of mobile media brought along with the ubiquitous reader, who has access to information wherever it may be. Given this sequential and plural framework, this article asserts the need to maintain, in educational environments, the cognitive skills of the book reader, here referred to as the contemplative reader, since the book, among all media, is the one that works as a prosthesis for the development of reflexivity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/15952710.11606/issn.1982-8160.v13i3p21-35MATRIZes; v. 13 n. 3 (2019); 21-35MATRIZes; Vol. 13 No 3 (2019); 21-35MATRIZes; V. 13 N. 3 (2019); 21-35MATRIZes; Vol. 13 No. 3 (2019); 21-35MATRIZes; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 21-351982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159527/158529https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159527/158530Santaella, Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-01T12:31:50Zoai:revistas.usp.br:article/159527Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:37.509855Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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