Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trivinho, Eugênio Rondini
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295
Resumo: O texto está dedicado à compreensão da significação social-histórica do desejo de visibilidade mediática na cibercultura. Na primeira parte, a argumentação caracteriza o princípio axiomático vigente da presença mediática compulsória como capital social; apreende o seu núcleo fundamental e obliterado, o desejo do único, e vislumbra, nesse desejo, uma complexa camada histórica e imaginária regressiva, a melancolia cultural do único, substrato de toda sociabilidade em tempo real articulada pelo imperativo da participação comunicativa e do pertencimento, bem como da busca por reconhecimento, reputação, prestígio ou fama. Na segunda parte, a reflexão extrai as principais consequências teóricas do desejo de visibilidade mediática e dessa melancolia regressiva: a violência invisível (sem dolo e sem culpa) em relação à alteridade. Na parte final, a argumentação demonstra porque a cibercultura contribuiu para espalhar e aprofundar a lógica da violência invisível mencionada.
id USP-70_2f955377b2b51df5750e97f2836304cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38295
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na ciberculturaMediatic visibility, melancholia of the unique and invisible violence in cybercultureadvanced mediatic civilizationcybercultureglocal conditionmediatic visibilitydesire for uniquenessmelancholia of the unique.Civilização mediática avançadaciberculturacondição glocalvisibilidade mediáticadesejo do únicomelancolia do único.O texto está dedicado à compreensão da significação social-histórica do desejo de visibilidade mediática na cibercultura. Na primeira parte, a argumentação caracteriza o princípio axiomático vigente da presença mediática compulsória como capital social; apreende o seu núcleo fundamental e obliterado, o desejo do único, e vislumbra, nesse desejo, uma complexa camada histórica e imaginária regressiva, a melancolia cultural do único, substrato de toda sociabilidade em tempo real articulada pelo imperativo da participação comunicativa e do pertencimento, bem como da busca por reconhecimento, reputação, prestígio ou fama. Na segunda parte, a reflexão extrai as principais consequências teóricas do desejo de visibilidade mediática e dessa melancolia regressiva: a violência invisível (sem dolo e sem culpa) em relação à alteridade. Na parte final, a argumentação demonstra porque a cibercultura contribuiu para espalhar e aprofundar a lógica da violência invisível mencionada.This text focuses on understanding the social-historical signification of the desire for mediatic visibility in cyberculture. In the first section, the argumentation characterizes the current axiomatic principle of the compulsory mediatic presence as social capital, apprehending its fundamental and obliterated core, the desire for uniqueness, and glimpsing, in this desire, a complex regressive historical and imaginary layer, the cultural melancholia of the unique. In the second section, the reflection gleans the main theoretical consequences of the desire for mediatic visibility and of this regressive melancholia: invisible violence (without malfeasance or guilt) in relation otherness. The argumentation in the last section demonstrates why cyberculture contributes to disseminate and reinforce the logic of the aforementioned invisible violence.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3829510.11606/issn.1982-8160.v4i2p111-125MATRIZes; v. 4 n. 2 (2011); 111-125MATRIZes; Vol. 4 No 2 (2011); 111-125MATRIZes; V. 4 N. 2 (2011); 111-125MATRIZes; Vol. 4 No. 2 (2011); 111-125MATRIZes; Vol. 4 Núm. 2 (2011); 111-1251982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295/41121https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295/41122Trivinho, Eugênio Rondiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T16:27:41Zoai:revistas.usp.br:article/38295Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:21.423383Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
Mediatic visibility, melancholia of the unique and invisible violence in cyberculture
title Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
spellingShingle Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
Trivinho, Eugênio Rondini
advanced mediatic civilization
cyberculture
glocal condition
mediatic visibility
desire for uniqueness
melancholia of the unique.
Civilização mediática avançada
cibercultura
condição glocal
visibilidade mediática
desejo do único
melancolia do único.
title_short Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
title_full Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
title_fullStr Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
title_full_unstemmed Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
title_sort Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura
author Trivinho, Eugênio Rondini
author_facet Trivinho, Eugênio Rondini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trivinho, Eugênio Rondini
dc.subject.por.fl_str_mv advanced mediatic civilization
cyberculture
glocal condition
mediatic visibility
desire for uniqueness
melancholia of the unique.
Civilização mediática avançada
cibercultura
condição glocal
visibilidade mediática
desejo do único
melancolia do único.
topic advanced mediatic civilization
cyberculture
glocal condition
mediatic visibility
desire for uniqueness
melancholia of the unique.
Civilização mediática avançada
cibercultura
condição glocal
visibilidade mediática
desejo do único
melancolia do único.
description O texto está dedicado à compreensão da significação social-histórica do desejo de visibilidade mediática na cibercultura. Na primeira parte, a argumentação caracteriza o princípio axiomático vigente da presença mediática compulsória como capital social; apreende o seu núcleo fundamental e obliterado, o desejo do único, e vislumbra, nesse desejo, uma complexa camada histórica e imaginária regressiva, a melancolia cultural do único, substrato de toda sociabilidade em tempo real articulada pelo imperativo da participação comunicativa e do pertencimento, bem como da busca por reconhecimento, reputação, prestígio ou fama. Na segunda parte, a reflexão extrai as principais consequências teóricas do desejo de visibilidade mediática e dessa melancolia regressiva: a violência invisível (sem dolo e sem culpa) em relação à alteridade. Na parte final, a argumentação demonstra porque a cibercultura contribuiu para espalhar e aprofundar a lógica da violência invisível mencionada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295
10.11606/issn.1982-8160.v4i2p111-125
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v4i2p111-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295/41121
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38295/41122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 4 n. 2 (2011); 111-125
MATRIZes; Vol. 4 No 2 (2011); 111-125
MATRIZes; V. 4 N. 2 (2011); 111-125
MATRIZes; Vol. 4 No. 2 (2011); 111-125
MATRIZes; Vol. 4 Núm. 2 (2011); 111-125
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051313722228736