Telenovela como recurso comunicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239 |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição. |
id |
USP-70_474b3ff450d5ff434cf467eba6a30bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/38239 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Telenovela como recurso comunicativoTELENOVELA AS A COMMUNICATIVE RESOURCEtelenovela brasileiranarrativa da naçãorecurso comunicativofórum de debatesimaginação melodramáticatelenovela brasileiranarrativa da naçãorecurso comunicativofórum de debatesimaginação melodramáticaO presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição.O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». Este, quando ativado, possibilita compartilhar os direitos culturais, a diversidade étnica e a convivência social, logrando maior consciência e motivação para práticas contra os conflitos e desigualdades que marcam a sociedade. O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição. Para finalidade de exposição, cada um desses objetivos é tratado em uma das duas partes em que se compõe o artigo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3823910.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47MATRIZes; v. 3 n. 1 (2009); 21-47MATRIZes; Vol. 3 No 1 (2009); 21-47MATRIZes; V. 3 N. 1 (2009); 21-47MATRIZes; Vol. 3 No. 1 (2009); 21-47MATRIZes; Vol. 3 Núm. 1 (2009); 21-471982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239/41021https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239/41022Lopes, Maria Immacolata Vassallo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T16:27:12Zoai:revistas.usp.br:article/38239Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:18.813847Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telenovela como recurso comunicativo TELENOVELA AS A COMMUNICATIVE RESOURCE |
title |
Telenovela como recurso comunicativo |
spellingShingle |
Telenovela como recurso comunicativo Lopes, Maria Immacolata Vassallo de telenovela brasileira narrativa da nação recurso comunicativo fórum de debates imaginação melodramática telenovela brasileira narrativa da nação recurso comunicativo fórum de debates imaginação melodramática |
title_short |
Telenovela como recurso comunicativo |
title_full |
Telenovela como recurso comunicativo |
title_fullStr |
Telenovela como recurso comunicativo |
title_full_unstemmed |
Telenovela como recurso comunicativo |
title_sort |
Telenovela como recurso comunicativo |
author |
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de |
author_facet |
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
telenovela brasileira narrativa da nação recurso comunicativo fórum de debates imaginação melodramática telenovela brasileira narrativa da nação recurso comunicativo fórum de debates imaginação melodramática |
topic |
telenovela brasileira narrativa da nação recurso comunicativo fórum de debates imaginação melodramática telenovela brasileira narrativa da nação recurso comunicativo fórum de debates imaginação melodramática |
description |
O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239 10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239/41021 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38239/41022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 3 n. 1 (2009); 21-47 MATRIZes; Vol. 3 No 1 (2009); 21-47 MATRIZes; V. 3 N. 1 (2009); 21-47 MATRIZes; Vol. 3 No. 1 (2009); 21-47 MATRIZes; Vol. 3 Núm. 1 (2009); 21-47 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051313354178560 |