Realidade, comoção e catarse: a função dos recursos dramáticos no docudrama televisivo ‘Por toda minha vida’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora Laís Ferraz dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26346
Resumo: A seguinte dissertação propõe-se a investigar a reelaboração do melodrama moderno no programa Por toda a minha vida e as implicações que decorrem do seu formato de docudrama (por definição, um formato que une tradições diferentes com pactos espectatoriais diferentes). A hipótese é que, diferentemente do que é propagandeado, o documental (os depoimentos, uso de material de arquivo, vídeos caseiros) serve como mero suporte para a ficção e, assim, colabora com a elaboração melodramática, fornece uma chancela de verdade para a história e aumenta o raio de eficácia da comoção. Trabalhando sob o prisma da Imaginação Melodramática fundamentada por Peter Brooks, a ideia é abordar o objeto de estudo combinando à análise plano a plano com uma análise estrutural do pós- roteiro dos episódios.
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Trabalhando sob o prisma da Imaginação Melodramática fundamentada por Peter Brooks, a ideia é abordar o objeto de estudo combinando à análise plano a plano com uma análise estrutural do pós- roteiro dos episódios.This thesis aims to investigate the re-elaboration of the modern melodrama in the TV show All my life _ and the implications that result from its docudrama form (by definition, a form that combines two different traditions with different spectatorial pacts). The hypothesis is that, contrary to what is advertised, the documentary (the testimonies, uses of archival material and, homemade videos) serves as mere support for fiction and thus collaborates with the melodramatic elaboration, provides a real seal for history and enhances the emotion of the viewer. Considering the plot and form through the prism of Imagination melodramatic founded by Peter Brooks, the idea is to approach the object of study combining the analysis plane by plane with a structural analysis of post-script of the episodes.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T10:17:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf: 3695758 bytes, checksum: b455ff1300003b853e7f57eed8a6e40d (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T17:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DéboraLaísFerrazDosSantos_Dissert.pdf: 3695758 bytes, checksum: b455ff1300003b853e7f57eed8a6e40d (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-23T17:19:31Z (GMT). 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