No hay nada más fascinante y aterrador a la vez que los jóvenes. Atraen y producen miedo porque cuando los queremos comprender/explicar, siempre están en otra parte. Seducen por su magia de ser inaprensibles. Y es que los jóvenes son el valor máximo del m
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38253 |
Resumo: | Esta resenha aborda os princípios da adaptação cinematográfica de obras consagradas da literatura ocidental, conforme a proposta de Robert Stam em A literatura através do cinema: Realismo, magia e a arte da adaptação. Para além do parâmetro de “fidelidade aos textos canônicos”, sublinham-se aqui a composição polifônica, a hibridização de gêneros e mídias e a remetência a contextos políticos e sociais que tornam a literatura e o cinema como expressões de um universo mais complexo: a cultura contemporânea. |
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No hay nada más fascinante y aterrador a la vez que los jóvenes. Atraen y producen miedo porque cuando los queremos comprender/explicar, siempre están en otra parte. Seducen por su magia de ser inaprensibles. Y es que los jóvenes son el valor máximo del mUma apologia da infidelidade: iluminação recíproca entre literatura e cinemaliterature – cinema – adaptation – polyphony – hybridismliteraturacinemaadaptaçãopolifoniahibridismoEsta resenha aborda os princípios da adaptação cinematográfica de obras consagradas da literatura ocidental, conforme a proposta de Robert Stam em A literatura através do cinema: Realismo, magia e a arte da adaptação. Para além do parâmetro de “fidelidade aos textos canônicos”, sublinham-se aqui a composição polifônica, a hibridização de gêneros e mídias e a remetência a contextos políticos e sociais que tornam a literatura e o cinema como expressões de um universo mais complexo: a cultura contemporânea.The present review considers the principles of film adaptation of Western literature classics, according to Robert Stam’s proposal in Literature through film: Realism, magic and the art of adaptation. Beyond the pattern of “fidelity to the Canon”, here we underscore the polyphonic structure of the text, its genre and media hybridism and its reference to political and social contexts that make both literature and cinema expressions of a more complex universe: contemporary culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3825310.11606/issn.1982-8160.v3i1p251-258MATRIZes; v. 3 n. 1 (2009); 251-258MATRIZes; Vol. 3 No 1 (2009); 251-258MATRIZes; V. 3 N. 1 (2009); 251-258MATRIZes; Vol. 3 No. 1 (2009); 251-258MATRIZes; Vol. 3 Núm. 1 (2009); 251-2581982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38253/41047https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38253/41048Duccini, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T16:27:12Zoai:revistas.usp.br:article/38253Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:19.474267Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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