Roland Barthes em A câmara clara, o semiólogo infiel
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48056 |
Resumo: | Em A câmara clara, Roland Barthes inscreve uma reflexão decisiva sobre a fotografia. Nessa obra, o semioticista que denuncia os mitos da fotografia passa a poeta das imagens pungentes, a um convite à difícil tarefa de reconhecer as riquezas singulares que podem vir a ser eternizadas em uma imagem fotográfica. Temo aí um outro olhar em direção à imagens técnicas, bem diverso daquele vindo da tradição bem-pensante, com seu veto ao aos simulacros. Nesse sentido, jogamos com a hipótese de que as teses de A câmara clara ganhariam se fossem entendidas como um pensamento sui generis sobre o signo fotográfico. |
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Roland Barthes em A câmara clara, o semiólogo infielRoland Barthes in The camera lucida, the infidel semiologistRoland BarthesfotografiapunctumstudiumestéticaRoland BarthesphotographypuctumstudiumaesthiticsEm A câmara clara, Roland Barthes inscreve uma reflexão decisiva sobre a fotografia. Nessa obra, o semioticista que denuncia os mitos da fotografia passa a poeta das imagens pungentes, a um convite à difícil tarefa de reconhecer as riquezas singulares que podem vir a ser eternizadas em uma imagem fotográfica. Temo aí um outro olhar em direção à imagens técnicas, bem diverso daquele vindo da tradição bem-pensante, com seu veto ao aos simulacros. Nesse sentido, jogamos com a hipótese de que as teses de A câmara clara ganhariam se fossem entendidas como um pensamento sui generis sobre o signo fotográfico.In Camera lucida, Roland Barthes forms a critical reflection on photography. In thiswork, the semiotician denouncing the myths of the photograph is the poet of hauntingimages to an invitation to the difficult task of recognizing the natural riches that may beperpetuated in a photographic image. We fear there another look toward the imagingtechniques, and other than that coming from the well-thinking tradition, with his vetoof the simulacra. We played with the hypothesis that the thesis of Camera lucida wouldbenefit from being perceived as a sui generis thinking about the photographic sign.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/4805610.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p161-168MATRIZes; v. 6 n. 1-2 (2012); 161-168MATRIZes; Vol. 6 No 1-2 (2012); 161-168MATRIZes; V. 6 N. 1-2 (2012); 161-168MATRIZes; Vol. 6 No. 1-2 (2012); 161-168MATRIZes; Vol. 6 Núm. 1-2 (2012); 161-1681982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48056/51818https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48056/57936Tenório da Motta, LedaFontanari, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:01Zoai:revistas.usp.br:article/48056Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.847496Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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