Portrait of the interactive spectator as musician

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jost, Francois
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479
Resumo: Com apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete.
id USP-70_81239539d9fff9eda7af315a2d684db0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/197479
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Portrait of the interactive spectator as musicianRetrato do espectador interativo como músicoScience-fictionNetflixContemporary musicFicção-científicaNetflixMúsica contemporâneaCom apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete.With the help of Goodman and Genette, the author develops two major concepts previously coined by the former – autography and allography – to help answer the question as to whether the opposition between film and TV series has to do with differences in artistic quality, a debate exacerbated by Netflix’s candidacy at film festivals. Using also a comparison with music partitions, the article wonders whether the viewer of the interactive work may be called an operator, performer, player, or interpreter.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/19747910.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75MATRIZes; Vol. 16 Núm. 1 (2022); 59-75MATRIZes; v. 16 n. 1 (2022); 59-75MATRIZes; Vol. 16 No 1 (2022); 59-75MATRIZes; Vol. 16 No. 1 (2022); 59-75MATRIZes; V. 16 N. 1 (2022); 59-751982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/181956https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/183895Copyright (c) 2022 Francois Josthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJost, FrancoisJost, FrancoisJost, FrancoisJost, FrancoisJost, Francois2023-05-18T17:13:33Zoai:revistas.usp.br:article/197479Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-05-18T17:13:33Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portrait of the interactive spectator as musician
Retrato do espectador interativo como músico
title Portrait of the interactive spectator as musician
spellingShingle Portrait of the interactive spectator as musician
Jost, Francois
Science-fiction
Netflix
Contemporary music
Ficção-científica
Netflix
Música contemporânea
title_short Portrait of the interactive spectator as musician
title_full Portrait of the interactive spectator as musician
title_fullStr Portrait of the interactive spectator as musician
title_full_unstemmed Portrait of the interactive spectator as musician
title_sort Portrait of the interactive spectator as musician
author Jost, Francois
author_facet Jost, Francois
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jost, Francois
Jost, Francois
Jost, Francois
Jost, Francois
Jost, Francois
dc.subject.por.fl_str_mv Science-fiction
Netflix
Contemporary music
Ficção-científica
Netflix
Música contemporânea
topic Science-fiction
Netflix
Contemporary music
Ficção-científica
Netflix
Música contemporânea
description Com apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479
10.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/181956
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/183895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Francois Jost
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Francois Jost
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; Vol. 16 Núm. 1 (2022); 59-75
MATRIZes; v. 16 n. 1 (2022); 59-75
MATRIZes; Vol. 16 No 1 (2022); 59-75
MATRIZes; Vol. 16 No. 1 (2022); 59-75
MATRIZes; V. 16 N. 1 (2022); 59-75
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051312858202112