Portrait of the interactive spectator as musician
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479 |
Resumo: | Com apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete. |
id |
USP-70_81239539d9fff9eda7af315a2d684db0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/197479 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portrait of the interactive spectator as musicianRetrato do espectador interativo como músicoScience-fictionNetflixContemporary musicFicção-científicaNetflixMúsica contemporâneaCom apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete.With the help of Goodman and Genette, the author develops two major concepts previously coined by the former – autography and allography – to help answer the question as to whether the opposition between film and TV series has to do with differences in artistic quality, a debate exacerbated by Netflix’s candidacy at film festivals. Using also a comparison with music partitions, the article wonders whether the viewer of the interactive work may be called an operator, performer, player, or interpreter.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/19747910.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75MATRIZes; Vol. 16 Núm. 1 (2022); 59-75MATRIZes; v. 16 n. 1 (2022); 59-75MATRIZes; Vol. 16 No 1 (2022); 59-75MATRIZes; Vol. 16 No. 1 (2022); 59-75MATRIZes; V. 16 N. 1 (2022); 59-751982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/181956https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/183895Copyright (c) 2022 Francois Josthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJost, FrancoisJost, FrancoisJost, FrancoisJost, FrancoisJost, Francois2023-05-18T17:13:33Zoai:revistas.usp.br:article/197479Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-05-18T17:13:33Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portrait of the interactive spectator as musician Retrato do espectador interativo como músico |
title |
Portrait of the interactive spectator as musician |
spellingShingle |
Portrait of the interactive spectator as musician Jost, Francois Science-fiction Netflix Contemporary music Ficção-científica Netflix Música contemporânea |
title_short |
Portrait of the interactive spectator as musician |
title_full |
Portrait of the interactive spectator as musician |
title_fullStr |
Portrait of the interactive spectator as musician |
title_full_unstemmed |
Portrait of the interactive spectator as musician |
title_sort |
Portrait of the interactive spectator as musician |
author |
Jost, Francois |
author_facet |
Jost, Francois |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jost, Francois Jost, Francois Jost, Francois Jost, Francois Jost, Francois |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Science-fiction Netflix Contemporary music Ficção-científica Netflix Música contemporânea |
topic |
Science-fiction Netflix Contemporary music Ficção-científica Netflix Música contemporânea |
description |
Com apoio em Goodman e Genette, o autor desenvolve dois conceitos centrais previamente cunhados pelo primeiro – autografia e alografia – para ajudar a responder se a oposição entre filme e TV está relacionada com diferenças na qualidade artística, um debate exacerbado pelo ingresso da Netflix em festivais de cinema. Usando também uma comparação com partituras musicais, o artigo indaga se o espectador do trabalho interativo pode ser chamado de operador, executante, ator ou intérprete. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479 10.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v16i1p59-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/181956 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/197479/183895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francois Jost https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francois Jost https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; Vol. 16 Núm. 1 (2022); 59-75 MATRIZes; v. 16 n. 1 (2022); 59-75 MATRIZes; Vol. 16 No 1 (2022); 59-75 MATRIZes; Vol. 16 No. 1 (2022); 59-75 MATRIZes; V. 16 N. 1 (2022); 59-75 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051312858202112 |