Como enfrentar as desigualdades da academia global nos estudos de comunicação?: colaborações, críticas e curiosidades
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/217027 |
Resumo: | Existem profundas desigualdades e hegemonia da academia do Norte Global a partir de publicações, referências e órgãos editoriais de periódicos. O lugar preponderante do inglês como língua franca da academia global coroa a hegemonia de acadêmicos, perspectivas e temas em universidades norte-americanas e europeias. Isso mostra a constante marginalização e invisibilidade de acadêmicos e “estudos do Sul”. Este trabalho propõe como estratégias: consolidar espaços de reconhecimento e apoio; cultivar redes de colaboração e pesquisa com perspectivas comparativas e integradoras; e participar de espaços compartilhados (corpos editoriais, liderança de associações, avaliação/crítica de trabalho e propostas). |
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Como enfrentar as desigualdades da academia global nos estudos de comunicação?: colaborações, críticas e curiosidades¿Cómo enfrentar las desigualdades de la academia global en los estudios de comunicación?: colaboración, crítica y curiosidadAcademia globalDesocidentalizaçãoCosmopolitismo acadêmicoAcademia globalDesoccidentalizaciónCosmopolitanismo académicoExistem profundas desigualdades e hegemonia da academia do Norte Global a partir de publicações, referências e órgãos editoriais de periódicos. O lugar preponderante do inglês como língua franca da academia global coroa a hegemonia de acadêmicos, perspectivas e temas em universidades norte-americanas e europeias. Isso mostra a constante marginalização e invisibilidade de acadêmicos e “estudos do Sul”. Este trabalho propõe como estratégias: consolidar espaços de reconhecimento e apoio; cultivar redes de colaboração e pesquisa com perspectivas comparativas e integradoras; e participar de espaços compartilhados (corpos editoriais, liderança de associações, avaliação/crítica de trabalho e propostas).Hay profundas desigualdades y hegemonía de la academia del Norte Global ejemplificadas por publicaciones, referencias y cuerpos editoriales de revistas, y el lugar preponderante del inglés como lingua franca de la academia global. Esto contribuye a la persistente marginalización e invisibilidad de académicos y “estudios del Sur”. Frente a esta situación, este trabajo plantea tres estrategias: Consolidar espacios de reconocimiento y apoyo; Cultivar redes de colaboración e investigación con perspectivas comparativas e integradoras; y Participar en espacios compartidos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/21702710.11606/issn.1982-8160.v17i3p295-315MATRIZes; Vol. 17 Núm. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 295-315MATRIZes; v. 17 n. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 295-315MATRIZes; Vol. 17 No 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 295-315MATRIZes; Vol. 17 No. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 295-315MATRIZes; V. 17 N. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 295-3151982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspahttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/217027/201968https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/217027/201969https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWaisbord, Silvio 2024-01-15T12:31:37Zoai:revistas.usp.br:article/217027Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2024-01-15T12:31:37Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Existem profundas desigualdades e hegemonia da academia do Norte Global a partir de publicações, referências e órgãos editoriais de periódicos. O lugar preponderante do inglês como língua franca da academia global coroa a hegemonia de acadêmicos, perspectivas e temas em universidades norte-americanas e europeias. Isso mostra a constante marginalização e invisibilidade de acadêmicos e “estudos do Sul”. Este trabalho propõe como estratégias: consolidar espaços de reconhecimento e apoio; cultivar redes de colaboração e pesquisa com perspectivas comparativas e integradoras; e participar de espaços compartilhados (corpos editoriais, liderança de associações, avaliação/crítica de trabalho e propostas). |
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