Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Beatriz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335
Resumo: O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.
id USP-70_958fb1a2207d3635f7cc081df45be083
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38335
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narrativesMidia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuaisjournalistic audiovisual narrativesmethodologymedia and educationjournalism educationuniversities webTVs.narrativas jornalísticas audiovisuaismetodologiaeducação para mídiaensino de jornalismowebtvs universitáriasO artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.The work presents a methodology for the analysis of journalistic audiovisual narratives, and instrument of critical reading of news contents and formats which utilize audiovisual language and multimedia resources on TV and on the web. It is assumed that the comprehension of the dynamic combinations of the elements which constitute the audiovisual text contributes to a better perception of the meanings of the news, and that uses of the digital tools in a critical and creative way can collaborate in the practice of citizenship and in the perfection of current journalistic practice, highlighting the importance of the training of future professionals. The methodology proposed here is supported by technical references established in the possible dialogues of the research works in the journalism field itself with the contributions of Media Literacy, of Televisual Analysis, of Cultural Studies and of Discourse Analysis.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3833510.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 231-250MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 231-250MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 231-250MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 231-250MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 231-2501982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41197https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41198Becker, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:04Zoai:revistas.usp.br:article/38335Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.146237Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais
title Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
spellingShingle Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
Becker, Beatriz
journalistic audiovisual narratives
methodology
media and education
journalism education
universities webTVs.
narrativas jornalísticas audiovisuais
metodologia
educação para mídia
ensino de jornalismo
webtvs universitárias
title_short Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
title_full Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
title_fullStr Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
title_full_unstemmed Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
title_sort Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
author Becker, Beatriz
author_facet Becker, Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv journalistic audiovisual narratives
methodology
media and education
journalism education
universities webTVs.
narrativas jornalísticas audiovisuais
metodologia
educação para mídia
ensino de jornalismo
webtvs universitárias
topic journalistic audiovisual narratives
methodology
media and education
journalism education
universities webTVs.
narrativas jornalísticas audiovisuais
metodologia
educação para mídia
ensino de jornalismo
webtvs universitárias
description O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335
10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41197
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 231-250
MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 231-250
MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 231-250
MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 231-250
MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 231-250
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051313783046144