Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335 |
Resumo: | O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso. |
id |
USP-70_958fb1a2207d3635f7cc081df45be083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/38335 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narrativesMidia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuaisjournalistic audiovisual narrativesmethodologymedia and educationjournalism educationuniversities webTVs.narrativas jornalísticas audiovisuaismetodologiaeducação para mídiaensino de jornalismowebtvs universitáriasO artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.The work presents a methodology for the analysis of journalistic audiovisual narratives, and instrument of critical reading of news contents and formats which utilize audiovisual language and multimedia resources on TV and on the web. It is assumed that the comprehension of the dynamic combinations of the elements which constitute the audiovisual text contributes to a better perception of the meanings of the news, and that uses of the digital tools in a critical and creative way can collaborate in the practice of citizenship and in the perfection of current journalistic practice, highlighting the importance of the training of future professionals. The methodology proposed here is supported by technical references established in the possible dialogues of the research works in the journalism field itself with the contributions of Media Literacy, of Televisual Analysis, of Cultural Studies and of Discourse Analysis.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3833510.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 231-250MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 231-250MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 231-250MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 231-250MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 231-2501982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41197https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41198Becker, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:04Zoai:revistas.usp.br:article/38335Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.146237Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais |
title |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives |
spellingShingle |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives Becker, Beatriz journalistic audiovisual narratives methodology media and education journalism education universities webTVs. narrativas jornalísticas audiovisuais metodologia educação para mídia ensino de jornalismo webtvs universitárias |
title_short |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives |
title_full |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives |
title_fullStr |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives |
title_full_unstemmed |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives |
title_sort |
Media and journalism as forms of knowledge: a methodology for critical reading of journalistic audiovisual narratives |
author |
Becker, Beatriz |
author_facet |
Becker, Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
journalistic audiovisual narratives methodology media and education journalism education universities webTVs. narrativas jornalísticas audiovisuais metodologia educação para mídia ensino de jornalismo webtvs universitárias |
topic |
journalistic audiovisual narratives methodology media and education journalism education universities webTVs. narrativas jornalísticas audiovisuais metodologia educação para mídia ensino de jornalismo webtvs universitárias |
description |
O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335 10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41197 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38335/41198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 231-250 MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 231-250 MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 231-250 MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 231-250 MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 231-250 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051313783046144 |