Debord: do espetáculo ao simulacro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico, Celso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283
Resumo: A teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro.
id USP-70_988baeb4a3aea57cc860467ebe134045
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38283
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Debord: do espetáculo ao simulacroDebord: from spectacle to simulacrumspectacleimagereificationartistic communication crisissimulacrumespetáculoimagemreificaçãocrise da comunicação artísticasimulacroA teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro.Debord’s theory about the spectacle was conceived as a critique of the split between image and reality and also as a critique of mediacentrism. Its theoretical roots lie in the experience of aesthetic vanguards, in the theory of reification of G. Lukacs and to the reflections of H. Lefébvre on everyday life. Later, postmodernism appropriated Debord’s legacy to develop, in a different theoretical register, the theory of the simulacrum.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3828310.11606/issn.1982-8160.v4i1p179-191MATRIZes; v. 4 n. 1 (2010); 179-191MATRIZes; Vol. 4 No 1 (2010); 179-191MATRIZes; V. 4 N. 1 (2010); 179-191MATRIZes; Vol. 4 No. 1 (2010); 179-191MATRIZes; Vol. 4 Núm. 1 (2010); 179-1911982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283/41099https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283/41100Frederico, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:20Zoai:revistas.usp.br:article/38283Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:20.854965Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Debord: do espetáculo ao simulacro
Debord: from spectacle to simulacrum
title Debord: do espetáculo ao simulacro
spellingShingle Debord: do espetáculo ao simulacro
Frederico, Celso
spectacle
image
reification
artistic communication crisis
simulacrum
espetáculo
imagem
reificação
crise da comunicação artística
simulacro
title_short Debord: do espetáculo ao simulacro
title_full Debord: do espetáculo ao simulacro
title_fullStr Debord: do espetáculo ao simulacro
title_full_unstemmed Debord: do espetáculo ao simulacro
title_sort Debord: do espetáculo ao simulacro
author Frederico, Celso
author_facet Frederico, Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv spectacle
image
reification
artistic communication crisis
simulacrum
espetáculo
imagem
reificação
crise da comunicação artística
simulacro
topic spectacle
image
reification
artistic communication crisis
simulacrum
espetáculo
imagem
reificação
crise da comunicação artística
simulacro
description A teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283
10.11606/issn.1982-8160.v4i1p179-191
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v4i1p179-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283/41099
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283/41100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 4 n. 1 (2010); 179-191
MATRIZes; Vol. 4 No 1 (2010); 179-191
MATRIZes; V. 4 N. 1 (2010); 179-191
MATRIZes; Vol. 4 No. 1 (2010); 179-191
MATRIZes; Vol. 4 Núm. 1 (2010); 179-191
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051313702305792