Debord: do espetáculo ao simulacro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283 |
Resumo: | A teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro. |
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Debord: do espetáculo ao simulacroDebord: from spectacle to simulacrumspectacleimagereificationartistic communication crisissimulacrumespetáculoimagemreificaçãocrise da comunicação artísticasimulacroA teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro.Debord’s theory about the spectacle was conceived as a critique of the split between image and reality and also as a critique of mediacentrism. Its theoretical roots lie in the experience of aesthetic vanguards, in the theory of reification of G. Lukacs and to the reflections of H. Lefébvre on everyday life. Later, postmodernism appropriated Debord’s legacy to develop, in a different theoretical register, the theory of the simulacrum.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3828310.11606/issn.1982-8160.v4i1p179-191MATRIZes; v. 4 n. 1 (2010); 179-191MATRIZes; Vol. 4 No 1 (2010); 179-191MATRIZes; V. 4 N. 1 (2010); 179-191MATRIZes; Vol. 4 No. 1 (2010); 179-191MATRIZes; Vol. 4 Núm. 1 (2010); 179-1911982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283/41099https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38283/41100Frederico, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:20Zoai:revistas.usp.br:article/38283Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:20.854965Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro. |
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