Poder, cultura das mídias e novas mídias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38243 |
Resumo: | Este artigo examina de maneira crítica alguns dos argumentos e contra-argumentos direcionados à Sociedade da Informação. É dada especial atenção às origens da visão predominante sobre sociedades que são cada vez mais dependentes de tecnologias da informação e da comunicação e do processamento de informações. Embora alguns pensadores entendam que esse fato está intimamente associado com sociedades cada vez mais informadas, o presente artigo destaca algumas das perspectivas mais críticas a esse respeito. Questiona-se também se, à luz da expansão da Internet e como celeiro de novas plataformas digitais, haveria evidência de alguma mudança sustentável nas relações de poder que pudesse gerar maior igualdade. |
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Poder, cultura das mídias e novas mídiasPower, Media Culture and New MediaInformation SocietyNew MediaInformation and CommunicationPower RelationsEqualSociedade da InformaçãoNovas MídiasTecnologias da Informação e da ComunicaçãoRelações de PoderIgualdadeEste artigo examina de maneira crítica alguns dos argumentos e contra-argumentos direcionados à Sociedade da Informação. É dada especial atenção às origens da visão predominante sobre sociedades que são cada vez mais dependentes de tecnologias da informação e da comunicação e do processamento de informações. Embora alguns pensadores entendam que esse fato está intimamente associado com sociedades cada vez mais informadas, o presente artigo destaca algumas das perspectivas mais críticas a esse respeito. Questiona-se também se, à luz da expansão da Internet e como celeiro de novas plataformas digitais, haveria evidência de alguma mudança sustentável nas relações de poder que pudesse gerar maior igualdade.The label ‘new media’ is closely associated with The Information Society and with a particular vision of developments in the use of information and communication technologies (ICTs). For economists who follow developments in digital ICTs, these terms are aligned with a vision where innovative ideas and technologies are expected to ‘fuel’ economic growth. This is a vision that crystallized after World War II when scientists, engineers and mathematicians became interested in control systems that might realize hopes for the contribution of artificial intelligence and robotics to improvements in the lives of workers and in society as a whole (See Shannon and Weaver 1949; Wiener 1956; and Mansell 2009b).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3824310.11606/issn.1982-8160.v3i1p99-117MATRIZes; v. 3 n. 1 (2009); 99-117MATRIZes; Vol. 3 No 1 (2009); 99-117MATRIZes; V. 3 N. 1 (2009); 99-117MATRIZes; Vol. 3 No. 1 (2009); 99-117MATRIZes; Vol. 3 Núm. 1 (2009); 99-1171982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38243/41028https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38243/41029Mansell, Robininfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T16:27:12Zoai:revistas.usp.br:article/38243Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:18.997846Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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