Crise da educação e a revolução do pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730 |
Resumo: | Neste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessível |
id |
USP-70_c0bcaabdcbbd4d41f1a264f6b02ce23d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/111730 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crise da educação e a revolução do pensamentoEducaçãofilosofiacomunicaçãopensamento complexoNeste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessívelUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2015-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/11173010.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 291-295MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 291-295MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 291-295MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 291-295MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 291-2951982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109733https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109770Copyright (c) 2016 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Maria Cecilia de Sá2021-10-22T12:55:58Zoai:revistas.usp.br:article/111730Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:29.183947Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
title |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
spellingShingle |
Crise da educação e a revolução do pensamento Porto, Maria Cecilia de Sá Educação filosofia comunicação pensamento complexo |
title_short |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
title_full |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
title_fullStr |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
title_full_unstemmed |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
title_sort |
Crise da educação e a revolução do pensamento |
author |
Porto, Maria Cecilia de Sá |
author_facet |
Porto, Maria Cecilia de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Maria Cecilia de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação filosofia comunicação pensamento complexo |
topic |
Educação filosofia comunicação pensamento complexo |
description |
Neste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessível |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109733 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 291-295 MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 291-295 MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 291-295 MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 291-295 MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 291-295 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051314369200128 |