Crise da educação e a revolução do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Maria Cecilia de Sá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730
Resumo: Neste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessível
id USP-70_c0bcaabdcbbd4d41f1a264f6b02ce23d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/111730
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Crise da educação e a revolução do pensamentoEducaçãofilosofiacomunicaçãopensamento complexoNeste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessívelUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2015-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/11173010.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 291-295MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 291-295MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 291-295MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 291-295MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 291-2951982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109733https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109770Copyright (c) 2016 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, Maria Cecilia de Sá2021-10-22T12:55:58Zoai:revistas.usp.br:article/111730Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:29.183947Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crise da educação e a revolução do pensamento
title Crise da educação e a revolução do pensamento
spellingShingle Crise da educação e a revolução do pensamento
Porto, Maria Cecilia de Sá
Educação
filosofia
comunicação
pensamento complexo
title_short Crise da educação e a revolução do pensamento
title_full Crise da educação e a revolução do pensamento
title_fullStr Crise da educação e a revolução do pensamento
title_full_unstemmed Crise da educação e a revolução do pensamento
title_sort Crise da educação e a revolução do pensamento
author Porto, Maria Cecilia de Sá
author_facet Porto, Maria Cecilia de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Maria Cecilia de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
filosofia
comunicação
pensamento complexo
topic Educação
filosofia
comunicação
pensamento complexo
description Neste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessível
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730
10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109733
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111730/109770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Matrizes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Matrizes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 291-295
MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 291-295
MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 291-295
MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 291-295
MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 291-295
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051314369200128