BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, André Vinícius
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lambertucci, Heide, Santana, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa.
id FURG-9_1179f8e6d533f815688be91f558dbad2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2788
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORINEducação ambientalpensamento complexoepistemologia.Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa.Lepidus2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/278810.14295/remea.v16i0.2788REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788/1573Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, André ViníciusLambertucci, HeideSantana, Luiz Carlos2020-08-14T20:00:56Zoai:periodicos.furg.br:article/2788Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
title BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
spellingShingle BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
Lima, André Vinícius
Educação ambiental
pensamento complexo
epistemologia.
title_short BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
title_full BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
title_fullStr BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
title_full_unstemmed BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
title_sort BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
author Lima, André Vinícius
author_facet Lima, André Vinícius
Lambertucci, Heide
Santana, Luiz Carlos
author_role author
author2 Lambertucci, Heide
Santana, Luiz Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, André Vinícius
Lambertucci, Heide
Santana, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
pensamento complexo
epistemologia.
topic Educação ambiental
pensamento complexo
epistemologia.
description Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788
10.14295/remea.v16i0.2788
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788
identifier_str_mv 10.14295/remea.v16i0.2788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788/1573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 2006
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781820358656