BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788 |
Resumo: | Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa. |
id |
FURG-9_1179f8e6d533f815688be91f558dbad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2788 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORINEducação ambientalpensamento complexoepistemologia.Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa.Lepidus2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/278810.14295/remea.v16i0.2788REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788/1573Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, André ViníciusLambertucci, HeideSantana, Luiz Carlos2020-08-14T20:00:56Zoai:periodicos.furg.br:article/2788Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
title |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
spellingShingle |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN Lima, André Vinícius Educação ambiental pensamento complexo epistemologia. |
title_short |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
title_full |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
title_fullStr |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
title_full_unstemmed |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
title_sort |
BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN |
author |
Lima, André Vinícius |
author_facet |
Lima, André Vinícius Lambertucci, Heide Santana, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Lambertucci, Heide Santana, Luiz Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, André Vinícius Lambertucci, Heide Santana, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental pensamento complexo epistemologia. |
topic |
Educação ambiental pensamento complexo epistemologia. |
description |
Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788 10.14295/remea.v16i0.2788 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v16i0.2788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2788/1573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 16 (2006): Volume 16 : janeiro a junho de 2006 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781820358656 |