The magic eye, the shelter and the threat: convulsions – Ruy Guerra films Chico Buarque
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38222 |
Resumo: | Desde a década de 1990, o «cinema da retomada» focaliza a violência social, a corrupção e a crise institucional no Brasil. São poucos os filmes que se afastam desta postura de transparência e de ajuste aos códigos dominantes no mercado, trabalhando dentro de um estilo afinado ao cinema moderno de autor. Um dos melhores exemplos nesta direção é Estorvo (2000), de Ruy Guerra, adaptação do livro de Chico Buarque. O artigo demonstrará como o filme, tal qual a obra original, opta por uma narrativa que nos desconcerta ao trabalhar na própria forma a crise do sujeito na atualidade, repondo nossa interrogação sobre o percurso das personagens – e da ordem familiar – em seupeculiar envolvimento com aspectos contundentes da violência social no Brasil. |
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The magic eye, the shelter and the threat: convulsions – Ruy Guerra films Chico BuarqueO olho mágico, o abrigo e a ameaça: convulsões – Ruy Guerra filma Chico BuarqueBrazilian cinemasocial violenceauthorial cinemacontemporaryDesde a década de 1990, o «cinema da retomada» focaliza a violência social, a corrupção e a crise institucional no Brasil. São poucos os filmes que se afastam desta postura de transparência e de ajuste aos códigos dominantes no mercado, trabalhando dentro de um estilo afinado ao cinema moderno de autor. Um dos melhores exemplos nesta direção é Estorvo (2000), de Ruy Guerra, adaptação do livro de Chico Buarque. O artigo demonstrará como o filme, tal qual a obra original, opta por uma narrativa que nos desconcerta ao trabalhar na própria forma a crise do sujeito na atualidade, repondo nossa interrogação sobre o percurso das personagens – e da ordem familiar – em seupeculiar envolvimento com aspectos contundentes da violência social no Brasil.Since the 90’s, the «cinema of retaken» has focalized social violence, corruption and< institutional crisis in Brazil. There are few dominant codes that stand back from this attitude of transparency in communication and from the settlement to the dominant codes in market, working according to a style tuned with the modern authorial cinema. One of the best examples of this is the movie Estorvo (Turbulence, as released in English) (2000), by Ruy Guerra, adaptation of the book by Chico Buarque. The article is going to demonstrate how the movie, as the book it is originated from, chooses a narrative that disconcerts us on presenting in its form the subject’s contemporary crisis. The movie also replaces our questioning about the characters – and the familial structure – course in their peculiar involvement with scathing aspects of the social violence in Brazil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2009-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3822210.11606/issn.1982-8160.v2i2p15-30MATRIZes; v. 2 n. 2 (2009); 15-30MATRIZes; Vol. 2 No 2 (2009); 15-30MATRIZes; V. 2 N. 2 (2009); 15-30MATRIZes; Vol. 2 No. 2 (2009); 15-30MATRIZes; Vol. 2 Núm. 2 (2009); 15-301982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38222/40990https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38222/40991Xavier, Ismailinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:26Zoai:revistas.usp.br:article/38222Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:18.085390Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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