Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar uma discussão em torno dos filmes Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957), ambos dirigidos por Nelson Pereira dos Santos. Analisaremos como, a partir de um fato inusitado na recepção de Rio, 40 Graus – a censura do então chefe de polícia Menezes Cortes – foi possível trazer ao público o debate empreendido no campo do cinema brasileiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores nacionais e sobre as imagens do povo brasileiro que os filmes deveriam veicular. Ainda, avaliaremos como alguns agentes ligados ao campo do cinema – que se encontrava em formação desde o fim dos anos 1940 – foram sendo considerados publicamente como intelectuais aptos a retratar a realidade brasileira em suas obras |
id |
USP-70_e537f4f0c437b1060f5c10f853418dab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/111723 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiroNelson Pereira dos Santoscinema brasileiroRio – 40 GrausRio–Zona NorteEste artigo pretende apresentar uma discussão em torno dos filmes Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957), ambos dirigidos por Nelson Pereira dos Santos. Analisaremos como, a partir de um fato inusitado na recepção de Rio, 40 Graus – a censura do então chefe de polícia Menezes Cortes – foi possível trazer ao público o debate empreendido no campo do cinema brasileiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores nacionais e sobre as imagens do povo brasileiro que os filmes deveriam veicular. Ainda, avaliaremos como alguns agentes ligados ao campo do cinema – que se encontrava em formação desde o fim dos anos 1940 – foram sendo considerados publicamente como intelectuais aptos a retratar a realidade brasileira em suas obrasUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2015-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/11172310.11606/issn.1982-8160.v9i2p177-197MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 177-197MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 177-197MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 177-197MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 177-197MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 177-1971982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723/109727https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723/109763Copyright (c) 2016 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLapera, Pedro Vinicius Asterito2021-10-22T12:55:58Zoai:revistas.usp.br:article/111723Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:28.907952Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
title |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
spellingShingle |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro Lapera, Pedro Vinicius Asterito Nelson Pereira dos Santos cinema brasileiro Rio – 40 Graus Rio–Zona Norte |
title_short |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
title_full |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
title_fullStr |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
title_full_unstemmed |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
title_sort |
Rio, 40 Graus, Rio, Zona Norte: apresentação do campo do cinema brasileiro |
author |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
author_facet |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nelson Pereira dos Santos cinema brasileiro Rio – 40 Graus Rio–Zona Norte |
topic |
Nelson Pereira dos Santos cinema brasileiro Rio – 40 Graus Rio–Zona Norte |
description |
Este artigo pretende apresentar uma discussão em torno dos filmes Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957), ambos dirigidos por Nelson Pereira dos Santos. Analisaremos como, a partir de um fato inusitado na recepção de Rio, 40 Graus – a censura do então chefe de polícia Menezes Cortes – foi possível trazer ao público o debate empreendido no campo do cinema brasileiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores nacionais e sobre as imagens do povo brasileiro que os filmes deveriam veicular. Ainda, avaliaremos como alguns agentes ligados ao campo do cinema – que se encontrava em formação desde o fim dos anos 1940 – foram sendo considerados publicamente como intelectuais aptos a retratar a realidade brasileira em suas obras |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p177-197 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v9i2p177-197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723/109727 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111723/109763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 177-197 MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 177-197 MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 177-197 MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 177-197 MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 177-197 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051314360811520 |