Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpentier, Nico
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726
Resumo: O artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes.
id USP-70_e92e5fc2517075d9932960a4aa054a1a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/179726
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experimentComunicando o conhecimento acadêmico além do texto acadêmico escrito: uma análise autoetnográfica do experimento da instalação Mirror Palace of DemocracyAcademic communicationMultimodal scholarshipArts-based researchDemocracyInstallation artComunicação acadêmicaEstudo acadêmico multimodalPesquisa baseada nas artesInstalação artísticaDemocraciaO artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes.The article first discusses five approaches that aim to transcend, complement, or overturn the hegemony of the written academic text. In the second part, the Mirror Palace of Democracy installation experiment, which had the explicit objective of moving beyond the written academic text while still remaining in the realm of academic knowledge communication, is autoethnographically analyzed. The experiment allowed reflection on the integrated and iterative nature of academic communication, on the hybrid academic – artistic identity, and on the diversification of publics. Both the theoretical discussion and the Mirror Palace of Democracy installation are part of a call for more experimentation with, and theorization of, multimodal and/or arts-based academic communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/17972610.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99MATRIZes; v. 14 n. 2 (2020); 75-99MATRIZes; Vol. 14 No 2 (2020); 75-99MATRIZes; V. 14 N. 2 (2020); 75-99MATRIZes; Vol. 14 No. 2 (2020); 75-99MATRIZes; Vol. 14 Núm. 2 (2020); 75-991982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726/167634http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarpentier, Nico2021-01-01T19:10:03Zoai:revistas.usp.br:article/179726Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:40.730351Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
Comunicando o conhecimento acadêmico além do texto acadêmico escrito: uma análise autoetnográfica do experimento da instalação Mirror Palace of Democracy
title Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
spellingShingle Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
Carpentier, Nico
Academic communication
Multimodal scholarship
Arts-based research
Democracy
Installation art
Comunicação acadêmica
Estudo acadêmico multimodal
Pesquisa baseada nas artes
Instalação artística
Democracia
title_short Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
title_full Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
title_fullStr Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
title_full_unstemmed Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
title_sort Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
author Carpentier, Nico
author_facet Carpentier, Nico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carpentier, Nico
dc.subject.por.fl_str_mv Academic communication
Multimodal scholarship
Arts-based research
Democracy
Installation art
Comunicação acadêmica
Estudo acadêmico multimodal
Pesquisa baseada nas artes
Instalação artística
Democracia
topic Academic communication
Multimodal scholarship
Arts-based research
Democracy
Installation art
Comunicação acadêmica
Estudo acadêmico multimodal
Pesquisa baseada nas artes
Instalação artística
Democracia
description O artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726
10.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726/167634
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 14 n. 2 (2020); 75-99
MATRIZes; Vol. 14 No 2 (2020); 75-99
MATRIZes; V. 14 N. 2 (2020); 75-99
MATRIZes; Vol. 14 No. 2 (2020); 75-99
MATRIZes; Vol. 14 Núm. 2 (2020); 75-99
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315544653824