Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726 |
Resumo: | O artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes. |
id |
USP-70_e92e5fc2517075d9932960a4aa054a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/179726 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experimentComunicando o conhecimento acadêmico além do texto acadêmico escrito: uma análise autoetnográfica do experimento da instalação Mirror Palace of DemocracyAcademic communicationMultimodal scholarshipArts-based researchDemocracyInstallation artComunicação acadêmicaEstudo acadêmico multimodalPesquisa baseada nas artesInstalação artísticaDemocraciaO artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes.The article first discusses five approaches that aim to transcend, complement, or overturn the hegemony of the written academic text. In the second part, the Mirror Palace of Democracy installation experiment, which had the explicit objective of moving beyond the written academic text while still remaining in the realm of academic knowledge communication, is autoethnographically analyzed. The experiment allowed reflection on the integrated and iterative nature of academic communication, on the hybrid academic – artistic identity, and on the diversification of publics. Both the theoretical discussion and the Mirror Palace of Democracy installation are part of a call for more experimentation with, and theorization of, multimodal and/or arts-based academic communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/17972610.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99MATRIZes; v. 14 n. 2 (2020); 75-99MATRIZes; Vol. 14 No 2 (2020); 75-99MATRIZes; V. 14 N. 2 (2020); 75-99MATRIZes; Vol. 14 No. 2 (2020); 75-99MATRIZes; Vol. 14 Núm. 2 (2020); 75-991982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726/167634http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarpentier, Nico2021-01-01T19:10:03Zoai:revistas.usp.br:article/179726Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:40.730351Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment Comunicando o conhecimento acadêmico além do texto acadêmico escrito: uma análise autoetnográfica do experimento da instalação Mirror Palace of Democracy |
title |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment |
spellingShingle |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment Carpentier, Nico Academic communication Multimodal scholarship Arts-based research Democracy Installation art Comunicação acadêmica Estudo acadêmico multimodal Pesquisa baseada nas artes Instalação artística Democracia |
title_short |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment |
title_full |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment |
title_fullStr |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment |
title_full_unstemmed |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment |
title_sort |
Communicating academic knowledge beyond the written academic text: an autoethnographic analysis of the Mirror Palace of Democracy installation experiment |
author |
Carpentier, Nico |
author_facet |
Carpentier, Nico |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carpentier, Nico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic communication Multimodal scholarship Arts-based research Democracy Installation art Comunicação acadêmica Estudo acadêmico multimodal Pesquisa baseada nas artes Instalação artística Democracia |
topic |
Academic communication Multimodal scholarship Arts-based research Democracy Installation art Comunicação acadêmica Estudo acadêmico multimodal Pesquisa baseada nas artes Instalação artística Democracia |
description |
O artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726 10.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179726/167634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 14 n. 2 (2020); 75-99 MATRIZes; Vol. 14 No 2 (2020); 75-99 MATRIZes; V. 14 N. 2 (2020); 75-99 MATRIZes; Vol. 14 No. 2 (2020); 75-99 MATRIZes; Vol. 14 Núm. 2 (2020); 75-99 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051315544653824 |