OBSERVANDO OS MOVIMENTOS RETÓRICOS NO ARTIGO ACADÊMICO NA ÁREA DA MULTIMODALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/33897 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo descrever e interpretar as unidades retóricas que compõem a área disciplinar da Multimodalidade. Trata-se de uma pesquisa cuja natureza é exploratório-descritiva. O corpus foi composto por quatro artigos da área de Multimodalidade, publicados em língua portuguesa em periódicos brasileiros indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Fundamentamo-nos nas perspectivas teórico-metodológicas de Swales (1990) e Motta-Roth; Hendges (2010) no que diz respeito ao estudo das unidades retóricas. O conceito de cultura disciplinar está filiado a Hyland (2000). O que concerne às unidades retóricas dos artigos, na seção de introdução, não encontramos indícios de revisão da literatura, embora sejam apresentadas referências das principais obras. Na seção de metodologia, as informações são construídas de forma incompleta. Na unidade dos resultados, são apresentados os principais achados do estudo. Por fim, evidenciamos que os artigos acadêmicos da cultura disciplinar delimitada são construídos de forma diversas, sem obedecer normas ou práticas investigativas disciplinares. Esperamos que nosso estudo possa contribuir com os estudos retóricos em artigos acadêmicos da área da Multimodalidade e ressaltamos a necessidade de estudos que tomem essas unidades retóricas como foco. |
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