From advertising to consumer culture studies: The long and productive process of creating a shared theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellín, Pedro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345
Resumo: Este texto tem como objetivo sintetizar a relação formada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo com os professores Clotilde Pérez e Eneus Trindade há mais de quinze anos, quando movidos pela mútua curiosidade de pesquisa, pela certeza partilhada sobre a necessidade de ampliar o campo de estudo da publicidade, foi estabelecida uma relação profissional e humana que se desenvolveu ao longo desses anos, na qual a nossa forma de compreender e abordar o fenómeno publicitário se consolidou como interdisciplinar, exploratória e colaborativa, gerando ideias que transcendem o estudo do fenômeno publicitário para abranger a cultura do consumo.
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spelling From advertising to consumer culture studies: The long and productive process of creating a shared theoryDa publicidade aos estudos sobre cultura do consumo: O longo e produtivo processo de criação de uma teoria compartilhadaDe la publicidad a los estudios sobre la cultura de consumo: El largo y productivo proceso de creación de una teoría compartidaPublicidadMarcaTendenciasCultura de consumoAdvertisingBrandTrendsConsumer culturePublicidadeMarcaTendênciasCultura do consumoEste texto tem como objetivo sintetizar a relação formada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo com os professores Clotilde Pérez e Eneus Trindade há mais de quinze anos, quando movidos pela mútua curiosidade de pesquisa, pela certeza partilhada sobre a necessidade de ampliar o campo de estudo da publicidade, foi estabelecida uma relação profissional e humana que se desenvolveu ao longo desses anos, na qual a nossa forma de compreender e abordar o fenómeno publicitário se consolidou como interdisciplinar, exploratória e colaborativa, gerando ideias que transcendem o estudo do fenômeno publicitário para abranger a cultura do consumo.Este texto pretende sintetizar la relación con el Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação de la Universidade de São Paulo, establecido por el trabajo con los profesores Clotilde Pérez y Eneus Trindade, hace más de quince años, cuando movidos por la mutua curiosidad investigadora, por la certeza compartida sobre la necesidad de ampliar el campo de estudio de la disciplina publicitaria, nació una relación profesional y humana que ha crecido durante todos estos años, en los que nuestra forma de entender y abordar el fenómeno publicitario se ha consolidado como interdisciplinar, exploratoria y colaborativa, generando ideas que trascienden el estudio del fenómeno publicitario para abarcar la cultura de consumo.This text seeks to synthesize the relationship with the Post-Graduation Program in Communication Sciences of the Universidade de São Paulo, established by the work with professors Clotilde Pérez and Eneus Trindade, more than fifteen years ago, when moved by mutual research curiosity , due to the shared certainty about the need to expand the field of study of the advertising discipline, a professional and human relationship was born, one that has grown during all these years, in which our way of understanding and approaching the advertising phenomenon has been consolidated as interdisciplinary, exploratory and collaborative, thus generating ideas that transcend the study of the advertising phenomenon to encompass the consumer culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/20434510.11606/issn.1982-8160.v16i3p199-210MATRIZes; Vol. 16 Núm. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 199-210MATRIZes; v. 16 n. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 199-210MATRIZes; Vol. 16 No 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 199-210MATRIZes; Vol. 16 No. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 199-210MATRIZes; V. 16 N. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 199-2101982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345/190151https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345/190153https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345/190154https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345/202480https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345/202481https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204345/202482https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHellín, PedroHellín, PedroHellín, PedroHellín, PedroHellín, Pedro2024-01-16T17:31:38Zoai:revistas.usp.br:article/204345Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2024-01-16T17:31:38Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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