Disfigured faces: repudiation of images within public space
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142096 |
Resumo: | Este artigo é sobre experienciar imagens como processo imagético interativo, como apontado por Bergson no livro Matéria e Memória, por meio de um aspecto dúbio do retrato fotográfico, em termos da sua recepção repudiada no espaço público. Apresentamos uma série de fotografias de quatro cidades latino-americanas que retratam rostos desfigurados intencionalmente. Recorrendo aos estudos de Deleuze, Bergson, Benjamin e Barthes, apontamos essas fotografias como testemunho documental de diferentes reações. As fotografias nos incitam a ir além do que os rostos desfigurados significam como signos icônicos, para serem vistas como indícios da interação dinâmica entre os retratos e os agentes desfigurantes anônimos, como uma imagem. |
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Disfigured faces: repudiation of images within public spaceRostos desfigurados: repúdio de imagens no espaço públicoPortraitdisfigurementadvertisingBergsonimageRetratodesfiguraçãopropagandaBergsonimagemEste artigo é sobre experienciar imagens como processo imagético interativo, como apontado por Bergson no livro Matéria e Memória, por meio de um aspecto dúbio do retrato fotográfico, em termos da sua recepção repudiada no espaço público. Apresentamos uma série de fotografias de quatro cidades latino-americanas que retratam rostos desfigurados intencionalmente. Recorrendo aos estudos de Deleuze, Bergson, Benjamin e Barthes, apontamos essas fotografias como testemunho documental de diferentes reações. As fotografias nos incitam a ir além do que os rostos desfigurados significam como signos icônicos, para serem vistas como indícios da interação dinâmica entre os retratos e os agentes desfigurantes anônimos, como uma imagem.This paper is about experiencing images as an interactive imagistic process, as ideated by Bergson in his book Matter and Memory through a dubious aspect of photographic portraiture in terms of its repudiated reception within public space. We present a series of photographs taken in four Latin American cities which depict intentionally defaced headshots. Engaging the works of Deleuze, Bergson, Benjamin, and Barthes, we advance that these photographs are documentary testimony of different reactions. The photographs urge us to move beyond what the disfigured faces mean as iconic signs, to see them instead as indicial of the dynamic interaction between the portraits and the anonymous disfiguring agents as an image.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14209610.11606/issn.1982-8160.v13i1p279-302MATRIZes; v. 13 n. 1 (2019); 279-302MATRIZes; Vol. 13 No 1 (2019); 279-302MATRIZes; V. 13 N. 1 (2019); 279-302MATRIZes; Vol. 13 No. 1 (2019); 279-302MATRIZes; Vol. 13 Núm. 1 (2019); 279-3021982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142096/152984https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142096/152986Copyright (c) 2019 Matrizeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalazuelos, Felix RebolledoFonseca, Tania Mara Galli2020-06-01T15:07:18Zoai:revistas.usp.br:article/142096Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:34.175494Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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