Epistemophilia: Lentezza, fratture, paresi dell’auto-ricerca verso un’antropologia-non-antropocentrica
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng ita |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119 |
Resumo: | La ricerca percorre la mia esperienza personale prima di entrare all'università e dopo, da quando ho iniziato a insegnare e a fare ricerca. L'identità del ricercatore si pluralizza dopo aver criticato il metodo della dialettica e della sintesi, per affermare una visione transitiva basata su una costellazione mobile che richiama alcuni concetti mutanti e fondamentali: feticismo, sincretismo, polifonia, eteronomia, diaspora, amicizia, stupore, ubiquità, genere , indisciplina e Marx66. L'etnografia si presenta come un tentativo di attraversare antropologia e filosofia visto trovarsio al crocevia del chiasma. |
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Epistemophilia: Lentezza, fratture, paresi dell’auto-ricerca verso un’antropologia-non-antropocentricaEpistemofilia: lentidão, fraturas, paresia da autopesquisa rumo a uma antropologia não antropocêntricaEpistemophilia: Slowness, fractures, self-research paresis towards a non-anthropocentric anthropologyConstelação Quiasmo Filosofia Antropologia EtnografiaConstellationChiasmusPhilosophyAnthropologyEthnographyCostellazioneChiasmaFilosofiaAntropologiaEtnografiaLa ricerca percorre la mia esperienza personale prima di entrare all'università e dopo, da quando ho iniziato a insegnare e a fare ricerca. L'identità del ricercatore si pluralizza dopo aver criticato il metodo della dialettica e della sintesi, per affermare una visione transitiva basata su una costellazione mobile che richiama alcuni concetti mutanti e fondamentali: feticismo, sincretismo, polifonia, eteronomia, diaspora, amicizia, stupore, ubiquità, genere , indisciplina e Marx66. L'etnografia si presenta come un tentativo di attraversare antropologia e filosofia visto trovarsio al crocevia del chiasma.O ensaio passa pela minha experiência pessoal antes de entrar na universidade e depois, desde que comecei a ensinar e fazer pesquisa. A identidade do pesquisador é pluralizada após ter criticado o método da dialética e da síntese, para afirmar uma visão transitiva baseada em uma constelação móvel que desenha alguns conceitos mutantes e fundamentais: fetichismo, sincretismo, polifonia, heteronomia, diáspora, amizade, espanto, ubiquidade, gênero, indisciplina e Marx66. A etnografia é apresentada como a tentativa de cruzar antropologia e filosofia por estar na encruzilhada do quiasmo.The present essay skims my personal experience before entering university and after, when I started teaching and conducting research. After criticizing the methods of dialectics and synthesis, the researcher’s identity is pluralized to affirm a transitive perspective based on a moving constellation which designs certain mutant and fundamental concepts: fetishism, syncretism, polyphony, heteronomy, diaspora, friendship, astonishment, ubiquity, gender, indiscipline, and Marx66. Ethnography emerges as the attempt to interweave anthropology and philosophy for being at the crossroads of the chiasmus.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/20411910.11606/issn.1982-8160.v16i3p153-168MATRIZes; Vol. 16 Núm. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 153-168MATRIZes; v. 16 n. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 153-168MATRIZes; Vol. 16 No 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 153-168MATRIZes; Vol. 16 No. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 153-168MATRIZes; V. 16 N. 3 (2022): PPGCOM, 50 ANOS – Trajetórias Intelectuais Autorreflexivas; 153-1681982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengitahttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119/190145https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119/190146https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119/190147https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119/201895https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119/201896https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/204119/201898https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanevacci, MassimoCanevacci, MassimoCanevacci, MassimoCanevacci, MassimoCanevacci, Massimo2023-12-27T18:03:34Zoai:revistas.usp.br:article/204119Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-12-27T18:03:34Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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