Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dijck, José van
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620
Resumo: Hoje há uma notável tolerância ao Big Brother e ao Big Business acessando rotineiramente as informações pessoais do cidadão, também conhecidas como Big Data. Parte da explicação para isso pode ser encontrada na gradual normalização da datificação como um novo paradigma na ciência e na sociedade. A datificação está se tornando um princípio central, não apenas entre os adeptos da tecnologia, mas também entre os acadêmicos. Este artigo desconstrói as bases ideológicas da datificação, argumentando queela baseia-se em reivindicações ontológicas e epistemológicas problemáticas. A ideologia do dataísmo mostra características de crença generalizada na quantificação objetiva do comportamento humano, por meio das tecnologias de mídia on-line.
id USP-70_fca8e89842bc3713c2cb01fbddee01ce
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/131620
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento socialIn data we trust? The implications of datafication for social monitoringBig Datadataficationsurveillancesocial mediametadataBig Datadatificaçãovigilânciamídia socialmetadadosHoje há uma notável tolerância ao Big Brother e ao Big Business acessando rotineiramente as informações pessoais do cidadão, também conhecidas como Big Data. Parte da explicação para isso pode ser encontrada na gradual normalização da datificação como um novo paradigma na ciência e na sociedade. A datificação está se tornando um princípio central, não apenas entre os adeptos da tecnologia, mas também entre os acadêmicos. Este artigo desconstrói as bases ideológicas da datificação, argumentando queela baseia-se em reivindicações ontológicas e epistemológicas problemáticas. A ideologia do dataísmo mostra características de crença generalizada na quantificação objetiva do comportamento humano, por meio das tecnologias de mídia on-line.Today there is a remarkable tolerance for Big Brother and Big Business routinely accessing citizens’ personal information also known as Big Data. Part of the explanation for this may be found in the gradual normalization of datafication as a new paradigm in science and society. Datafication is becoming a leading principle, not just amongst techno-adepts, but also amongst scholars. This article deconstructs the ideological grounds of datafication arguing that in many respects datafication is rooted in problematic ontological and epistemological claims. The ideology of dataism shows characteristics of a widespread belief in the objective quantification of human behavior through online media technologies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/13162010.11606/issn.1982-8160.v11i1p39-59MATRIZes; v. 11 n. 1 (2017); 39-59MATRIZes; Vol. 11 No 1 (2017); 39-59MATRIZes; V. 11 N. 1 (2017); 39-59MATRIZes; Vol. 11 No. 1 (2017); 39-59MATRIZes; Vol. 11 Núm. 1 (2017); 39-591982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620/127911Copyright (c) 2017 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDijck, José van2020-06-06T00:44:03Zoai:revistas.usp.br:article/131620Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:32.025312Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
In data we trust? The implications of datafication for social monitoring
title Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
spellingShingle Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
Dijck, José van
Big Data
datafication
surveillance
social media
metadata
Big Data
datificação
vigilância
mídia social
metadados
title_short Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
title_full Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
title_fullStr Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
title_full_unstemmed Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
title_sort Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social
author Dijck, José van
author_facet Dijck, José van
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dijck, José van
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
datafication
surveillance
social media
metadata
Big Data
datificação
vigilância
mídia social
metadados
topic Big Data
datafication
surveillance
social media
metadata
Big Data
datificação
vigilância
mídia social
metadados
description Hoje há uma notável tolerância ao Big Brother e ao Big Business acessando rotineiramente as informações pessoais do cidadão, também conhecidas como Big Data. Parte da explicação para isso pode ser encontrada na gradual normalização da datificação como um novo paradigma na ciência e na sociedade. A datificação está se tornando um princípio central, não apenas entre os adeptos da tecnologia, mas também entre os acadêmicos. Este artigo desconstrói as bases ideológicas da datificação, argumentando queela baseia-se em reivindicações ontológicas e epistemológicas problemáticas. A ideologia do dataísmo mostra características de crença generalizada na quantificação objetiva do comportamento humano, por meio das tecnologias de mídia on-line.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620
10.11606/issn.1982-8160.v11i1p39-59
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v11i1p39-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620/127911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Matrizes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Matrizes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 11 n. 1 (2017); 39-59
MATRIZes; Vol. 11 No 1 (2017); 39-59
MATRIZes; V. 11 N. 1 (2017); 39-59
MATRIZes; Vol. 11 No. 1 (2017); 39-59
MATRIZes; Vol. 11 Núm. 1 (2017); 39-59
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051314741444608