Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621 |
Resumo: | A pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais. |
id |
USP-71_0a99c747cfbc3b43d22e9869c80d3427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/169621 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vidaWritings: the blog and the microblog as research spaces in life historyBlogTwitterFerramentas digitais de pesquisaHistória de vidaFundamentalismos religiososTwitterDigital research toolsLife historyReligious fundamentalismA pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais.This article is based on a researchaimed at contributing to the knowledgeand diagnosis of forms of violence in contextsof religious fundamentalisms, and todeepen the theoretical discussions of thesubject, with a special focus on the roleplayed by Education. The methodologyincluded the creation of a weblog openedto the postings of life histories of girls andwomen who suffered violence in contextsof religious fundamentalisms. The analysisconcluded that, in order to study themesstill involved in silence and prejudice, asis the case of the relationship betweengender violence and religious fundamentalisms,combining the blog with other toolsof cyberculture can be of great relevance,since that it allows for the creation ofspaces of trust and intimacy that favor thesharing of personal testimonies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16962110.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-1312316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621/174019Copyright (c) 2021 Roselete Fagundes de Aviz, Gilka Elvira Ponzi Girardellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAviz, Roselete Fagundes deGirardello, Gilka Elvira Ponzi2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/169621Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:30.524286Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida Writings: the blog and the microblog as research spaces in life history |
title |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida |
spellingShingle |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida Aviz, Roselete Fagundes de Blog Ferramentas digitais de pesquisa História de vida Fundamentalismos religiosos Digital research tools Life history Religious fundamentalism |
title_short |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida |
title_full |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida |
title_fullStr |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida |
title_full_unstemmed |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida |
title_sort |
Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida |
author |
Aviz, Roselete Fagundes de |
author_facet |
Aviz, Roselete Fagundes de Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
author_role |
author |
author2 |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aviz, Roselete Fagundes de Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Ferramentas digitais de pesquisa História de vida Fundamentalismos religiosos Digital research tools Life history Religious fundamentalism |
topic |
Blog Ferramentas digitais de pesquisa História de vida Fundamentalismos religiosos Digital research tools Life history Religious fundamentalism |
description |
A pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621/174019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Roselete Fagundes de Aviz, Gilka Elvira Ponzi Girardello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Roselete Fagundes de Aviz, Gilka Elvira Ponzi Girardello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092654374912 |