Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aviz, Roselete Fagundes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621
Resumo: A pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais.
id USP-71_0a99c747cfbc3b43d22e9869c80d3427
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/169621
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vidaWritings: the blog and the microblog as research spaces in life historyBlogTwitterFerramentas digitais de pesquisaHistória de vidaFundamentalismos religiososTwitterDigital research toolsLife historyReligious fundamentalismA pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais.This article is based on a researchaimed at contributing to the knowledgeand diagnosis of forms of violence in contextsof religious fundamentalisms, and todeepen the theoretical discussions of thesubject, with a special focus on the roleplayed by Education. The methodologyincluded the creation of a weblog openedto the postings of life histories of girls andwomen who suffered violence in contextsof religious fundamentalisms. The analysisconcluded that, in order to study themesstill involved in silence and prejudice, asis the case of the relationship betweengender violence and religious fundamentalisms,combining the blog with other toolsof cyberculture can be of great relevance,since that it allows for the creation ofspaces of trust and intimacy that favor thesharing of personal testimonies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16962110.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-1312316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621/174019Copyright (c) 2021 Roselete Fagundes de Aviz, Gilka Elvira Ponzi Girardellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAviz, Roselete Fagundes deGirardello, Gilka Elvira Ponzi2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/169621Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:30.524286Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
Writings: the blog and the microblog as research spaces in life history
title Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
spellingShingle Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
Aviz, Roselete Fagundes de
Blog
Twitter
Ferramentas digitais de pesquisa
História de vida
Fundamentalismos religiosos
Twitter
Digital research tools
Life history
Religious fundamentalism
title_short Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
title_full Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
title_fullStr Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
title_full_unstemmed Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
title_sort Escrevivências: o blog e o microblog como espaços de pesquisa em histórias de vida
author Aviz, Roselete Fagundes de
author_facet Aviz, Roselete Fagundes de
Girardello, Gilka Elvira Ponzi
author_role author
author2 Girardello, Gilka Elvira Ponzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aviz, Roselete Fagundes de
Girardello, Gilka Elvira Ponzi
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Twitter
Ferramentas digitais de pesquisa
História de vida
Fundamentalismos religiosos
Twitter
Digital research tools
Life history
Religious fundamentalism
topic Blog
Twitter
Ferramentas digitais de pesquisa
História de vida
Fundamentalismos religiosos
Twitter
Digital research tools
Life history
Religious fundamentalism
description A pesquisa que serviu de base para este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento e com o diagnóstico das formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, aprofundando as discussões teóricas sobre o assunto, tendo sempre em vista possibilidades de debates sobre o papel que a Educação tem nesse estudo. A metodologia pautou-se na definição de uma coleta de base por meio de um blog, representada pelas histórias de vida de meninas e mulheres que sofreram algum tipo de violência em contextos de fundamentalismos religiosos. Entre os resultados obtidos, concluiu-se que, para pesquisar temáticas ainda envoltas em silenciamentos e preconceitos, como é o caso da relação entre violência de gênero e fundamentalismos religiosos, aliar o blog a outras ferramentas da cibercultura pode ser de grande relevância, uma vez que isso suscita o debate e permite a criação de espaços de confiança e intimidade que favorecem a partilha de depoimentos pessoais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p119-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/169621/174019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Roselete Fagundes de Aviz, Gilka Elvira Ponzi Girardello
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Roselete Fagundes de Aviz, Gilka Elvira Ponzi Girardello
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 119-131
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092654374912