Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615 |
Resumo: | Este artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares. |
id |
USP-71_1036ece49d1da8f612af0833d486bde3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211615 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagemLev Vygotsky and Pierre Bourdieu: the power of languageVigotskiBourdieuLinguagemMediação simbólicaVygotskyBourdieuLanguageSymbolic mediationEste artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares.This paper analyzes some theoretical convergences between two major authors in the human sciences, Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu, to stablish a dialogue between their theories around the role of the social mediation of language in identity construction. Despite distinguished works in different disciplinary fields, developed in specific historical configurations and with different theoretical purposes, both have woven a conceptual framework capable of unraveling the construction of human objectivity and subjectivity based on language. We first present a brief biography of the authors and their specificities of thought to, then, support the hypothesis of their complementarity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21161510.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-252316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/196129https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/202628Copyright (c) 2023 Maria da Graça Jacintho Setton, Teresa Cristina Rego, Wellington de Carvalho Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSetton, Maria da Graça JacinthoRego, Teresa CristinaPereira, Wellington de Carvalho2024-01-23T14:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/211615Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:07:27Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu: the power of language |
title |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem |
spellingShingle |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem Setton, Maria da Graça Jacintho Vigotski Bourdieu Linguagem Mediação simbólica Vygotsky Bourdieu Language Symbolic mediation |
title_short |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem |
title_full |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem |
title_fullStr |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem |
title_full_unstemmed |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem |
title_sort |
Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem |
author |
Setton, Maria da Graça Jacintho |
author_facet |
Setton, Maria da Graça Jacintho Rego, Teresa Cristina Pereira, Wellington de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Rego, Teresa Cristina Pereira, Wellington de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Setton, Maria da Graça Jacintho Rego, Teresa Cristina Pereira, Wellington de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotski Bourdieu Linguagem Mediação simbólica Vygotsky Bourdieu Language Symbolic mediation |
topic |
Vigotski Bourdieu Linguagem Mediação simbólica Vygotsky Bourdieu Language Symbolic mediation |
description |
Este artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/196129 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/202628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087067561984 |