Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setton, Maria da Graça Jacintho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rego, Teresa Cristina, Pereira, Wellington de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615
Resumo: Este artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares.
id USP-71_1036ece49d1da8f612af0833d486bde3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211615
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagemLev Vygotsky and Pierre Bourdieu: the power of languageVigotskiBourdieuLinguagemMediação simbólicaVygotskyBourdieuLanguageSymbolic mediationEste artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares.This paper analyzes some theoretical convergences between two major authors in the human sciences, Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu, to stablish a dialogue between their theories around the role of the social mediation of language in identity construction. Despite distinguished works in different disciplinary fields, developed in specific historical configurations and with different theoretical purposes, both have woven a conceptual framework capable of unraveling the construction of human objectivity and subjectivity based on language. We first present a brief biography of the authors and their specificities of thought to, then, support the hypothesis of their complementarity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21161510.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-252316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/196129https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/202628Copyright (c) 2023 Maria da Graça Jacintho Setton, Teresa Cristina Rego, Wellington de Carvalho Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSetton, Maria da Graça JacinthoRego, Teresa CristinaPereira, Wellington de Carvalho2024-01-23T14:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/211615Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:07:27Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu: the power of language
title Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
spellingShingle Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
Setton, Maria da Graça Jacintho
Vigotski
Bourdieu
Linguagem
Mediação simbólica
Vygotsky
Bourdieu
Language
Symbolic mediation
title_short Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
title_full Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
title_fullStr Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
title_full_unstemmed Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
title_sort Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
author Setton, Maria da Graça Jacintho
author_facet Setton, Maria da Graça Jacintho
Rego, Teresa Cristina
Pereira, Wellington de Carvalho
author_role author
author2 Rego, Teresa Cristina
Pereira, Wellington de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Setton, Maria da Graça Jacintho
Rego, Teresa Cristina
Pereira, Wellington de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotski
Bourdieu
Linguagem
Mediação simbólica
Vygotsky
Bourdieu
Language
Symbolic mediation
topic Vigotski
Bourdieu
Linguagem
Mediação simbólica
Vygotsky
Bourdieu
Language
Symbolic mediation
description Este artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p7-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/196129
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/202628
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087067561984