Ciências da Comunicação contra a desinformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bucci, Eugenio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533
Resumo: A partir do entendimento de informação, não apenas pela etimologia, mas pela história do uso social do termo, procuro desenvolver o conceito de desinformação. Mais do que boatos, mais do que um rastilho de mentiras, a desinformação, a meu ver, deve ser vista como um subproduto tóxico da Superindústria do Imaginário, pondo em risco a normalidade democrática e impulsionando discursos com traços fascistas. Se a informação ajuda a tecer laços de confiança na esfera pública, a desinformação dissolve esses laços. Nos marcos da Superindústria do Imaginário – um estágio do capitalismo em que o valor da imagem da mercadoria supera o valor do corpo da mercadoria –, a comunicação deixa de ser uma atividade acessória (a serviço de organizações públicas ou privadas) para se tornar o centro da atividade econômica e da política, definindo o estatuto da desinformação – um padrão comunicacional que comprime o pensamento e a verificação dos fatos em proveito das identificações libidinais, das paixões e do desejo. Tanto isso é verdade que os conglomerados monopolistas globais (as big techs, como Meta, Apple ou Alphabet) alcançam os maiores valores de mercado da história, na casa dos trilhões de dólares.
id USP-71_1515244272c62f0a7b2258417c4f314c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202533
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ciências da Comunicação contra a desinformaçãoinformação/desinformaçãosuperindústria do imagináriodemocraciaverdade factualfascismoinformationdisinformationsuperindustry of the imaginarydemocracyfactual truthfascismA partir do entendimento de informação, não apenas pela etimologia, mas pela história do uso social do termo, procuro desenvolver o conceito de desinformação. Mais do que boatos, mais do que um rastilho de mentiras, a desinformação, a meu ver, deve ser vista como um subproduto tóxico da Superindústria do Imaginário, pondo em risco a normalidade democrática e impulsionando discursos com traços fascistas. Se a informação ajuda a tecer laços de confiança na esfera pública, a desinformação dissolve esses laços. Nos marcos da Superindústria do Imaginário – um estágio do capitalismo em que o valor da imagem da mercadoria supera o valor do corpo da mercadoria –, a comunicação deixa de ser uma atividade acessória (a serviço de organizações públicas ou privadas) para se tornar o centro da atividade econômica e da política, definindo o estatuto da desinformação – um padrão comunicacional que comprime o pensamento e a verificação dos fatos em proveito das identificações libidinais, das paixões e do desejo. Tanto isso é verdade que os conglomerados monopolistas globais (as big techs, como Meta, Apple ou Alphabet) alcançam os maiores valores de mercado da história, na casa dos trilhões de dólares.From the understanding of information, not only through the etymology, but through the history of the social use of the term, I try to develop the concept of disinformation. More than rumours, more than a fuse of lies, disinformation, in my view, should be seen as a toxic by-product of the Superindustry of the Imaginary, jeopardizing democratic normality and boosting discourses with fascist traits. If information helps to weave bonds of trust in the public sphere, disinformation dissolves those bonds. In the framework of the Superindustry of the Imaginary – a stage of capitalism in which the value of the commodity’s image surpasses the value of the commodity’s body – communication is no longer an accessory activity (at the service of public or private organizations) to become the center of economic and political activity, defining the status of disinformation – a communicational pattern that compresses thought and verification of facts in favor of libidinal identifications, passions and desire. This is so true that global monopoly conglomerates (big techs such as Meta, Apple or Alphabet) reach the highest market values ​​in history, in the trillions of dollars.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20253310.11606/issn.2316-9125.v27i2p5-19Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 5-19Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 5-19Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 5-192316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533/188669https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533/194802Copyright (c) 2022 Eugenio Buccihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBucci, Eugenio2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/202533Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências da Comunicação contra a desinformação
title Ciências da Comunicação contra a desinformação
spellingShingle Ciências da Comunicação contra a desinformação
Bucci, Eugenio
informação/desinformação
superindústria do imaginário
democracia
verdade factual
fascismo
information
disinformation
superindustry of the imaginary
democracy
factual truth
fascism
title_short Ciências da Comunicação contra a desinformação
title_full Ciências da Comunicação contra a desinformação
title_fullStr Ciências da Comunicação contra a desinformação
title_full_unstemmed Ciências da Comunicação contra a desinformação
title_sort Ciências da Comunicação contra a desinformação
author Bucci, Eugenio
author_facet Bucci, Eugenio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bucci, Eugenio
dc.subject.por.fl_str_mv informação/desinformação
superindústria do imaginário
democracia
verdade factual
fascismo
information
disinformation
superindustry of the imaginary
democracy
factual truth
fascism
topic informação/desinformação
superindústria do imaginário
democracia
verdade factual
fascismo
information
disinformation
superindustry of the imaginary
democracy
factual truth
fascism
description A partir do entendimento de informação, não apenas pela etimologia, mas pela história do uso social do termo, procuro desenvolver o conceito de desinformação. Mais do que boatos, mais do que um rastilho de mentiras, a desinformação, a meu ver, deve ser vista como um subproduto tóxico da Superindústria do Imaginário, pondo em risco a normalidade democrática e impulsionando discursos com traços fascistas. Se a informação ajuda a tecer laços de confiança na esfera pública, a desinformação dissolve esses laços. Nos marcos da Superindústria do Imaginário – um estágio do capitalismo em que o valor da imagem da mercadoria supera o valor do corpo da mercadoria –, a comunicação deixa de ser uma atividade acessória (a serviço de organizações públicas ou privadas) para se tornar o centro da atividade econômica e da política, definindo o estatuto da desinformação – um padrão comunicacional que comprime o pensamento e a verificação dos fatos em proveito das identificações libidinais, das paixões e do desejo. Tanto isso é verdade que os conglomerados monopolistas globais (as big techs, como Meta, Apple ou Alphabet) alcançam os maiores valores de mercado da história, na casa dos trilhões de dólares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p5-19
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p5-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533/188669
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/202533/194802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Eugenio Bucci
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Eugenio Bucci
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 5-19
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 5-19
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 5-19
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087040299008