New technologies of communication: times and materiality of public school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351 |
Resumo: | O artigo pretende analisar a estruturação dos tempos escolares em face das mudanças ocorridas nas tecnologias da comunicação e seus efeitos na organização desses tempos na escola. Para isso, o autor apresenta a opinião dos alunos sobre os módulos de aula instituídos por um projeto de renovação pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. O questionamento dos alunos suscitará uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas novas dinâmicas do aprendizado e chamará a atenção para a necessidade de que essas dimensõessejam destacadas na elaboração dos programas educacionais comprometidos com a inclusão social. |
id |
USP-71_1dd249d37ec688cbc11980c6de0451a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43351 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
New technologies of communication: times and materiality of public schoolNovas tecnologias da comunicação: tempos e materialidade da escola públicacomunicaçãotecnologias e educação pública.communicationtechnologies and public education.O artigo pretende analisar a estruturação dos tempos escolares em face das mudanças ocorridas nas tecnologias da comunicação e seus efeitos na organização desses tempos na escola. Para isso, o autor apresenta a opinião dos alunos sobre os módulos de aula instituídos por um projeto de renovação pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. O questionamento dos alunos suscitará uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas novas dinâmicas do aprendizado e chamará a atenção para a necessidade de que essas dimensõessejam destacadas na elaboração dos programas educacionais comprometidos com a inclusão social.The article intends to analyze the structuring of school times in relation to the changes happened in the communicationtechnologies and their effects in the organization of those times in school. For that, the author presents the students’ opinion about the class modules instituted by a project of pedagogic renewal in the municipal net of elementary schools in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The students’ arguments will raise a reflection on the role of the media in the new dynamics of the learning and it will focus attention to the needs that those dimensions must be outstanding in the elaboration of the education programs committed with the social inclusion.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4335110.11606/issn.2316-9125.v14i2p23-29Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-292316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351/46973Sena, Ercioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/43351Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:02.313678Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
New technologies of communication: times and materiality of public school Novas tecnologias da comunicação: tempos e materialidade da escola pública |
title |
New technologies of communication: times and materiality of public school |
spellingShingle |
New technologies of communication: times and materiality of public school Sena, Ercio comunicação tecnologias e educação pública. communication technologies and public education. |
title_short |
New technologies of communication: times and materiality of public school |
title_full |
New technologies of communication: times and materiality of public school |
title_fullStr |
New technologies of communication: times and materiality of public school |
title_full_unstemmed |
New technologies of communication: times and materiality of public school |
title_sort |
New technologies of communication: times and materiality of public school |
author |
Sena, Ercio |
author_facet |
Sena, Ercio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Ercio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação tecnologias e educação pública. communication technologies and public education. |
topic |
comunicação tecnologias e educação pública. communication technologies and public education. |
description |
O artigo pretende analisar a estruturação dos tempos escolares em face das mudanças ocorridas nas tecnologias da comunicação e seus efeitos na organização desses tempos na escola. Para isso, o autor apresenta a opinião dos alunos sobre os módulos de aula instituídos por um projeto de renovação pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. O questionamento dos alunos suscitará uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas novas dinâmicas do aprendizado e chamará a atenção para a necessidade de que essas dimensõessejam destacadas na elaboração dos programas educacionais comprometidos com a inclusão social. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p23-29 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p23-29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351/46973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29 Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29 Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090740723712 |