New technologies of communication: times and materiality of public school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Ercio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351
Resumo: O artigo pretende analisar a estruturação dos tempos escolares em face das mudanças ocorridas nas tecnologias da comunicação e seus efeitos na organização desses tempos na escola. Para isso, o autor apresenta a opinião dos alunos sobre os módulos de aula instituídos por um projeto de renovação pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. O  questionamento dos alunos suscitará uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas novas dinâmicas do aprendizado e chamará a atenção para a necessidade de que essas dimensõessejam destacadas na elaboração dos programas educacionais comprometidos com a inclusão social.
id USP-71_1dd249d37ec688cbc11980c6de0451a9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43351
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling New technologies of communication: times and materiality of public schoolNovas tecnologias da comunicação: tempos e materialidade da escola públicacomunicaçãotecnologias e educação pública.communicationtechnologies and public education.O artigo pretende analisar a estruturação dos tempos escolares em face das mudanças ocorridas nas tecnologias da comunicação e seus efeitos na organização desses tempos na escola. Para isso, o autor apresenta a opinião dos alunos sobre os módulos de aula instituídos por um projeto de renovação pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. O  questionamento dos alunos suscitará uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas novas dinâmicas do aprendizado e chamará a atenção para a necessidade de que essas dimensõessejam destacadas na elaboração dos programas educacionais comprometidos com a inclusão social.The article intends to analyze the structuring of school times in relation to the changes happened in the communicationtechnologies and their effects in the organization of those times in school. For that, the author presents the students’ opinion about the class modules instituted by a project of pedagogic renewal in the municipal net of elementary schools in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The students’ arguments will raise a reflection on the role of the media in the new dynamics of the learning and it will focus attention to the needs that those dimensions must be outstanding in the elaboration of the education programs committed with the social inclusion.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4335110.11606/issn.2316-9125.v14i2p23-29Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-292316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351/46973Sena, Ercioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:40:10Zoai:revistas.usp.br:article/43351Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:02.313678Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv New technologies of communication: times and materiality of public school
Novas tecnologias da comunicação: tempos e materialidade da escola pública
title New technologies of communication: times and materiality of public school
spellingShingle New technologies of communication: times and materiality of public school
Sena, Ercio
comunicação
tecnologias e educação pública.
communication
technologies and public education.
title_short New technologies of communication: times and materiality of public school
title_full New technologies of communication: times and materiality of public school
title_fullStr New technologies of communication: times and materiality of public school
title_full_unstemmed New technologies of communication: times and materiality of public school
title_sort New technologies of communication: times and materiality of public school
author Sena, Ercio
author_facet Sena, Ercio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Ercio
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
tecnologias e educação pública.
communication
technologies and public education.
topic comunicação
tecnologias e educação pública.
communication
technologies and public education.
description O artigo pretende analisar a estruturação dos tempos escolares em face das mudanças ocorridas nas tecnologias da comunicação e seus efeitos na organização desses tempos na escola. Para isso, o autor apresenta a opinião dos alunos sobre os módulos de aula instituídos por um projeto de renovação pedagógica na rede municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte. O  questionamento dos alunos suscitará uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação nas novas dinâmicas do aprendizado e chamará a atenção para a necessidade de que essas dimensõessejam destacadas na elaboração dos programas educacionais comprometidos com a inclusão social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351
10.11606/issn.2316-9125.v14i2p23-29
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v14i2p23-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43351/46973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 14 n. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29
Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29
Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 2 (2009): Conflitos internacionais: o jornalismo de Kapuscinski; 23-29
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090740723712