Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Nascimento da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Zilda Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.
id USP-71_1ee1de05c84812dd5c07329c4dd7154e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186395
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedadeGraduate learning community: preparatory courses in a dialogue that is born of solidarityComunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedadeEducação emancipatóriaAções afirmativasCursos preparatóriosComunidade de aprendizadoMeritocraciaEducação emancipatóriaAções afirmativasCursos preparatóriosComunidade de aprendizadoMeritocraciaEmancipatory educationAffirmative actionPreparatory coursesLearning communityMeritocracyEste artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.This article aims to reflect on the notions of emancipatory education, by Paulo Freire, and learning community, by bell hooks, based on the collective action of preparatory courses for graduate students. It questions the difficulty of access of black students to master’s and doctoral programs of public universities, understood as the locus of knowledge of an elite based on the rational method of science and the defense of meritocracy. Thus, student mobilizations focus on the dominant character of Eurocentric epistemologies and the persistence of merit as the main form of social justice in an unequal society. This article is theoretically anchored to Paulo Freire’s proposal of dialogical pedagogy and bell hooks’ decolonizing thoughts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18639510.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-1642316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395/178692Copyright (c) 2021 Renata Nascimento da Silva, Zilda Martins Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renata Nascimento daBarbosa, Zilda Martins2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/186395Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:33.812418Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
Graduate learning community: preparatory courses in a dialogue that is born of solidarity
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
title Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
spellingShingle Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
Silva, Renata Nascimento da
Educação emancipatória
Ações afirmativas
Cursos preparatórios
Comunidade de aprendizado
Meritocracia
Educação emancipatória
Ações afirmativas
Cursos preparatórios
Comunidade de aprendizado
Meritocracia
Emancipatory education
Affirmative action
Preparatory courses
Learning community
Meritocracy
title_short Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
title_full Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
title_fullStr Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
title_full_unstemmed Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
title_sort Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
author Silva, Renata Nascimento da
author_facet Silva, Renata Nascimento da
Barbosa, Zilda Martins
author_role author
author2 Barbosa, Zilda Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Nascimento da
Barbosa, Zilda Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação emancipatória
Ações afirmativas
Cursos preparatórios
Comunidade de aprendizado
Meritocracia
Educação emancipatória
Ações afirmativas
Cursos preparatórios
Comunidade de aprendizado
Meritocracia
Emancipatory education
Affirmative action
Preparatory courses
Learning community
Meritocracy
topic Educação emancipatória
Ações afirmativas
Cursos preparatórios
Comunidade de aprendizado
Meritocracia
Educação emancipatória
Ações afirmativas
Cursos preparatórios
Comunidade de aprendizado
Meritocracia
Emancipatory education
Affirmative action
Preparatory courses
Learning community
Meritocracy
description Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395/178692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Renata Nascimento da Silva, Zilda Martins Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Renata Nascimento da Silva, Zilda Martins Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092760281088