Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks. |
id |
USP-71_1ee1de05c84812dd5c07329c4dd7154e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186395 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedadeGraduate learning community: preparatory courses in a dialogue that is born of solidarityComunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedadeEducação emancipatóriaAções afirmativasCursos preparatóriosComunidade de aprendizadoMeritocraciaEducação emancipatóriaAções afirmativasCursos preparatóriosComunidade de aprendizadoMeritocraciaEmancipatory educationAffirmative actionPreparatory coursesLearning communityMeritocracyEste artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks.This article aims to reflect on the notions of emancipatory education, by Paulo Freire, and learning community, by bell hooks, based on the collective action of preparatory courses for graduate students. It questions the difficulty of access of black students to master’s and doctoral programs of public universities, understood as the locus of knowledge of an elite based on the rational method of science and the defense of meritocracy. Thus, student mobilizations focus on the dominant character of Eurocentric epistemologies and the persistence of merit as the main form of social justice in an unequal society. This article is theoretically anchored to Paulo Freire’s proposal of dialogical pedagogy and bell hooks’ decolonizing thoughts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18639510.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-1642316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395/178692Copyright (c) 2021 Renata Nascimento da Silva, Zilda Martins Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renata Nascimento daBarbosa, Zilda Martins2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/186395Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:33.812418Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade Graduate learning community: preparatory courses in a dialogue that is born of solidarity Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
title |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
spellingShingle |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade Silva, Renata Nascimento da Educação emancipatória Ações afirmativas Cursos preparatórios Comunidade de aprendizado Meritocracia Educação emancipatória Ações afirmativas Cursos preparatórios Comunidade de aprendizado Meritocracia Emancipatory education Affirmative action Preparatory courses Learning community Meritocracy |
title_short |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
title_full |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
title_fullStr |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
title_full_unstemmed |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
title_sort |
Comunidade de aprendizado na pós-graduação: cursos preparatórios em uma dialogia que nasce da solidariedade |
author |
Silva, Renata Nascimento da |
author_facet |
Silva, Renata Nascimento da Barbosa, Zilda Martins |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Zilda Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renata Nascimento da Barbosa, Zilda Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação emancipatória Ações afirmativas Cursos preparatórios Comunidade de aprendizado Meritocracia Educação emancipatória Ações afirmativas Cursos preparatórios Comunidade de aprendizado Meritocracia Emancipatory education Affirmative action Preparatory courses Learning community Meritocracy |
topic |
Educação emancipatória Ações afirmativas Cursos preparatórios Comunidade de aprendizado Meritocracia Educação emancipatória Ações afirmativas Cursos preparatórios Comunidade de aprendizado Meritocracia Emancipatory education Affirmative action Preparatory courses Learning community Meritocracy |
description |
Este artigo propõe uma reflexão acerca das noções de educação emancipatória, de Paulo Freire, e comunidade de aprendizado, de bell hooks, a partir da ação coletiva de Cursos Preparatórios para Pós-graduação (CPP). Ademais, questiona a dificuldade de acesso de estudantes negros aos programas de mestrado e doutorado das universidades públicas, compreendidas como locus do saber de uma elite fundada no método racional da ciência e na defesa da meritocracia. As mobilizações estudantis incidem, portanto, sobre o caráter dominante das epistemologias eurocêntricas e a persistência do mérito como a principal forma de justiça social em uma sociedade desigual. O artigo se ancora teoricamente, sobretudo, à proposta da pedagogia dialógica de Paulo Freire e ao pensamento descolonizador de bell hooks. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê 100 Anos de Paulo Freire |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p149-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/186395/178692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Renata Nascimento da Silva, Zilda Martins Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Renata Nascimento da Silva, Zilda Martins Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 149-164 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092760281088 |