Discurso e suas condições: vestígios de dizer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558 |
Resumo: | A presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa. |
id |
USP-71_235c36f85ccbc06215a6f9398781e467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37558 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso e suas condições: vestígios de dizerA presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3755810.11606/issn.2316-9125.v11i1p13-19Comunicação & Educação; v. 11 n. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-192316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558/40272Vitorio, Benalva da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:28Zoai:revistas.usp.br:article/37558Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:53.063950Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
title |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
spellingShingle |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer Vitorio, Benalva da Silva |
title_short |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
title_full |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
title_fullStr |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
title_full_unstemmed |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
title_sort |
Discurso e suas condições: vestígios de dizer |
author |
Vitorio, Benalva da Silva |
author_facet |
Vitorio, Benalva da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorio, Benalva da Silva |
description |
A presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558 10.11606/issn.2316-9125.v11i1p13-19 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v11i1p13-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558/40272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 11 n. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19 Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19 Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089982603264 |