Precisamos discutir o idadismo na comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102306 |
Resumo: | O Brasil, considerado por longo tempo um país jovem, apresenta hoje percentuais decrescentes de adultos e idosos. Este progressivo amadurecimento da nossa população resulta da conjugação entre a expressiva redução nas taxas de natalidade e de mortalidade infantil, aliada ao significativo aumento da longevidade. Tais dados refletem o envelhecimento da população mundial, fato que torna importante o debate a respeito da velhice do idadismo, forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade, que ocasiona a discriminação contra as pessoas vistas como idosas e contribui para a sua marginalização e eventual exclusão social. Diante deste cenário em transformação, este artigo traz uma reflexão sobre a velhice, promovendo uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nosso meio social. |
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Precisamos discutir o idadismo na comunicaçãoWe Need to Discuss the Ageism in CommunicationageismagingprejudicecommunicationIdadismoenvelhecimentovelhicepreconceitocomunicaçãoO Brasil, considerado por longo tempo um país jovem, apresenta hoje percentuais decrescentes de adultos e idosos. Este progressivo amadurecimento da nossa população resulta da conjugação entre a expressiva redução nas taxas de natalidade e de mortalidade infantil, aliada ao significativo aumento da longevidade. Tais dados refletem o envelhecimento da população mundial, fato que torna importante o debate a respeito da velhice do idadismo, forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade, que ocasiona a discriminação contra as pessoas vistas como idosas e contribui para a sua marginalização e eventual exclusão social. Diante deste cenário em transformação, este artigo traz uma reflexão sobre a velhice, promovendo uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nosso meio social. Brazil, for a long time considered a young country, shows nowadays decreasing percentage of adults and older people. This progressive maturation of our population results from the combination of the significant reduction in birth and infant mortality rates, coupled with the significant increase in longevity. These data reflect the ageing of world population, fact that is important to the debate on the ageism of older people, a yet little discussed form of prejudice, based on age, which leads to discrimination against people perceived as older, contributing to their marginalization and possible social exclusion. In this scenario of changes, this paper presents a reflection on old age, promoting a discussion about prejudice motivated by the stereotypes associated with the old people figure in our social context.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10230610.11606/issn.2316-9125.v20i2p101-114Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 101-114Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 101-114Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 101-1142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102306/103982Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Gisela G.S.2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/102306Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.913279Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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