Educação para os meios na Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvadori, Chiara
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900
Resumo: A autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação.
id USP-71_2a77258c60e4b071bb683790dd3e9329
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36900
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação para os meios na ItáliaItalytelevisioncommunication/educationschoolcommunicator educationItáliatelevisãocomunicação/educaçãoescolaformação de comunicadoresA autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação.The author elaborates a historical tracing in which she shows how the means of communication, in particular television, overlapped each other in the Italian day-to-day life. She discusses the resistance the European humanistic culture has to the offer of the mass cultural industry and lists the main factors that gave the media a prominent place in forming a media culture. She stresses, considering the evident importance of the school concerning itself with forming students and teachers on using the new media, the initiatives to develop the communication/education field that has as their fundamental principle integrating the multiplicity of experiences, a factor that propels any background-forming project.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3690010.11606/issn.2316-9125.v0i17p68-73Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-732316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900/39622Salvadori, Chiarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:25Zoai:revistas.usp.br:article/36900Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:37.040760Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para os meios na Itália
title Educação para os meios na Itália
spellingShingle Educação para os meios na Itália
Salvadori, Chiara
Italy
television
communication/education
school
communicator education
Itália
televisão
comunicação/educação
escola
formação de comunicadores
title_short Educação para os meios na Itália
title_full Educação para os meios na Itália
title_fullStr Educação para os meios na Itália
title_full_unstemmed Educação para os meios na Itália
title_sort Educação para os meios na Itália
author Salvadori, Chiara
author_facet Salvadori, Chiara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvadori, Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Italy
television
communication/education
school
communicator education
Itália
televisão
comunicação/educação
escola
formação de comunicadores
topic Italy
television
communication/education
school
communicator education
Itália
televisão
comunicação/educação
escola
formação de comunicadores
description A autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p68-73
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p68-73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900/39622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73
Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73
Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088491528192