Educação para os meios na Itália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900 |
Resumo: | A autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação. |
id |
USP-71_2a77258c60e4b071bb683790dd3e9329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36900 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para os meios na ItáliaItalytelevisioncommunication/educationschoolcommunicator educationItáliatelevisãocomunicação/educaçãoescolaformação de comunicadoresA autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação.The author elaborates a historical tracing in which she shows how the means of communication, in particular television, overlapped each other in the Italian day-to-day life. She discusses the resistance the European humanistic culture has to the offer of the mass cultural industry and lists the main factors that gave the media a prominent place in forming a media culture. She stresses, considering the evident importance of the school concerning itself with forming students and teachers on using the new media, the initiatives to develop the communication/education field that has as their fundamental principle integrating the multiplicity of experiences, a factor that propels any background-forming project.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3690010.11606/issn.2316-9125.v0i17p68-73Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-732316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900/39622Salvadori, Chiarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:25Zoai:revistas.usp.br:article/36900Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:37.040760Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para os meios na Itália |
title |
Educação para os meios na Itália |
spellingShingle |
Educação para os meios na Itália Salvadori, Chiara Italy television communication/education school communicator education Itália televisão comunicação/educação escola formação de comunicadores |
title_short |
Educação para os meios na Itália |
title_full |
Educação para os meios na Itália |
title_fullStr |
Educação para os meios na Itália |
title_full_unstemmed |
Educação para os meios na Itália |
title_sort |
Educação para os meios na Itália |
author |
Salvadori, Chiara |
author_facet |
Salvadori, Chiara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvadori, Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Italy television communication/education school communicator education Itália televisão comunicação/educação escola formação de comunicadores |
topic |
Italy television communication/education school communicator education Itália televisão comunicação/educação escola formação de comunicadores |
description |
A autora faz um traçado histórico em que mostra como os meios de comunicação, em particular a televisão, se imbricam no cotidiano da Itália. Discute a resistência da cultura humanística européia à oferta da indústria cultural de massa e enumera os principais fatores que deram aos meios de comunicação um lugar proeminente na formação de uma cultura de mídia. Destaca, diante da evidente importância de a escola preocupar-se com a formação de estudantes e de professores com o uso das novas mídias, as iniciativas para o desenvolvimento do campo da comunicação/educação, cujo princípio fundamental é a integração da multiplicidade de experiências diversas, fator propulsor de qualquer projeto de formação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p68-73 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p68-73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36900/39622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73 Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73 Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 68-73 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088491528192 |