Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico. |
id |
USP-71_2a7e8c96993b39ddc9e7e8d7c30cf639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36957 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostalCatholic marketingChurchecumenismCatholic-charismatic renovationmarketing católicoIgrejaecumenismorenovação católico-carismáticaEste artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico. This article presents and discusses, even if briefly, the recent impasse generated within the Catholic Church in Brazil: whether to accept the reality of religious pluralism and opt for dialogue with the Evangelical churches even by democratizing communication spaces, or to try to beat the religious competition (most especially the Pentecostal and Neopentecostal), investing in the production of a type of Catholic marketing. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3695710.11606/issn.2316-9125.v0i20p39-46Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-462316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957/39679Marques, Luís Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:06Zoai:revistas.usp.br:article/36957Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:40.652649Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
title |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
spellingShingle |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal Marques, Luís Henrique Catholic marketing Church ecumenism Catholic-charismatic renovation marketing católico Igreja ecumenismo renovação católico-carismática |
title_short |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
title_full |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
title_fullStr |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
title_full_unstemmed |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
title_sort |
Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal |
author |
Marques, Luís Henrique |
author_facet |
Marques, Luís Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Luís Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Catholic marketing Church ecumenism Catholic-charismatic renovation marketing católico Igreja ecumenismo renovação católico-carismática |
topic |
Catholic marketing Church ecumenism Catholic-charismatic renovation marketing católico Igreja ecumenismo renovação católico-carismática |
description |
Este artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957 10.11606/issn.2316-9125.v0i20p39-46 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i20p39-46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957/39679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46 Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46 Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088927735808 |