Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luís Henrique
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957
Resumo: Este artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico. 
id USP-71_2a7e8c96993b39ddc9e7e8d7c30cf639
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36957
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Marketing católico: resposta à concorrência pentecostalCatholic marketingChurchecumenismCatholic-charismatic renovationmarketing católicoIgrejaecumenismorenovação católico-carismáticaEste artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico.  This article presents and discusses, even if briefly, the recent impasse generated within the Catholic Church in Brazil: whether to accept the reality of religious pluralism and opt for dialogue with the Evangelical churches even by democratizing communication spaces, or to try to beat the religious competition (most especially the Pentecostal and Neopentecostal), investing in the production of a type of Catholic marketing. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3695710.11606/issn.2316-9125.v0i20p39-46Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-462316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957/39679Marques, Luís Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:06Zoai:revistas.usp.br:article/36957Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:40.652649Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
title Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
spellingShingle Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
Marques, Luís Henrique
Catholic marketing
Church
ecumenism
Catholic-charismatic renovation
marketing católico
Igreja
ecumenismo
renovação católico-carismática
title_short Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
title_full Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
title_fullStr Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
title_full_unstemmed Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
title_sort Marketing católico: resposta à concorrência pentecostal
author Marques, Luís Henrique
author_facet Marques, Luís Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luís Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Catholic marketing
Church
ecumenism
Catholic-charismatic renovation
marketing católico
Igreja
ecumenismo
renovação católico-carismática
topic Catholic marketing
Church
ecumenism
Catholic-charismatic renovation
marketing católico
Igreja
ecumenismo
renovação católico-carismática
description Este artigo apresenta e discute, ainda que brevemente, o recente impasse gerado no interior da Igreja Católica no Brasil: aceitar a realidade do pluralismo religioso e optar pelo diálogo com as igrejas evangélicas através, inclusive, da democratização dos espaços comunicacionais, ou empenhar-se por vencer a concorrência religiosa (sobretudo pentecostal e neopentecostal), investindo na produção de um marketing católico. 
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957
10.11606/issn.2316-9125.v0i20p39-46
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i20p39-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36957/39679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46
Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46
Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 39-46
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088927735808