Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857 |
Resumo: | O artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola. |
id |
USP-71_31a514a662ce482d2c2dc89770430ce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36857 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagemtrans-disciplinary approachcommunication discoursedemocratizationschoolverbal languagetransdisciplinaridadediscurso da comunicaçãodemocratizaçãoescolalinguagem verbalO artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola. The article discusses how the communication discourse is constituted based on a trans-disciplinary approach. In other words, the barriers between the fields of knowledge are increasingly more fluid and, although they maintain their specificity, it is necessary to observe them in the view of the knowledge interchange dynamics, since reality is not divided into compartments. Thus, communication discourse, basically built with verbal language, is constituted in the conjunction of the history and literature discourses. With such characteristics, communication discourse selects, edits and interprets daily facts, giving a certain meaning to the things in the world. This discourse has been being democratized, and, therefore, from this point of view it goes through the school where, reinterpreted, it may be the space for the transformation of fragmented information into knowledge, something that implies in re-elaborating the capacity for selection. This is the contribution the communication/education field can make to the school. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3685710.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857/39579Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:37Zoai:revistas.usp.br:article/36857Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.269392Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
title |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
spellingShingle |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem Baccega, Maria Aparecida trans-disciplinary approach communication discourse democratization school verbal language transdisciplinaridade discurso da comunicação democratização escola linguagem verbal |
title_short |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
title_full |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
title_fullStr |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
title_full_unstemmed |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
title_sort |
Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trans-disciplinary approach communication discourse democratization school verbal language transdisciplinaridade discurso da comunicação democratização escola linguagem verbal |
topic |
trans-disciplinary approach communication discourse democratization school verbal language transdisciplinaridade discurso da comunicação democratização escola linguagem verbal |
description |
O artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857/39579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14 Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14 Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088422322176 |