Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857
Resumo: O artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola.
id USP-71_31a514a662ce482d2c2dc89770430ce2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36857
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagemtrans-disciplinary approachcommunication discoursedemocratizationschoolverbal languagetransdisciplinaridadediscurso da comunicaçãodemocratizaçãoescolalinguagem verbalO artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola.  The article discusses how the communication discourse is constituted based on a trans-disciplinary approach. In other words, the barriers between the fields of knowledge are increasingly more fluid and, although they maintain their specificity, it is necessary to observe them in the view of the knowledge interchange dynamics, since reality is not divided into compartments. Thus, communication discourse, basically built with verbal language, is constituted in the conjunction of the history and literature discourses. With such characteristics, communication discourse selects, edits and interprets daily facts, giving a certain meaning to the things in the world. This discourse has been being democratized, and, therefore, from this point of view it goes through the school where, reinterpreted, it may be the space for the transformation of fragmented information into knowledge, something that implies in re-elaborating the capacity for selection. This is the contribution the communication/education field can make to the school. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3685710.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857/39579Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:37Zoai:revistas.usp.br:article/36857Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.269392Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
title Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
spellingShingle Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
Baccega, Maria Aparecida
trans-disciplinary approach
communication discourse
democratization
school
verbal language
transdisciplinaridade
discurso da comunicação
democratização
escola
linguagem verbal
title_short Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
title_full Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
title_fullStr Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
title_full_unstemmed Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
title_sort Comunicação/Educação e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv trans-disciplinary approach
communication discourse
democratization
school
verbal language
transdisciplinaridade
discurso da comunicação
democratização
escola
linguagem verbal
topic trans-disciplinary approach
communication discourse
democratization
school
verbal language
transdisciplinaridade
discurso da comunicação
democratização
escola
linguagem verbal
description O artigo discute como se constitui o discurso da comunicação a partir da transdisiciplinaridade. Ou seja, as fronteiras entre os campos de conhecimento são cada vez mais fluidas e, embora mantenham sua especificidade, é preciso vê-las na dinâmica do intercâmbio de saberes, pois a realidade não é compartimentada. Dessa forma, o discurso da comunicação, basicamente construído com a linguagem verbal, constiui-se da conjunção dos discursos da história e da literatura. Com tais características, o discurso da comunicação seleciona, edita e interpreta os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. A democratização desse discurso e, portanto, desse ponto de vista passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. É essa a contribuição que o campo da comunicação/educação pode dar à escola.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p7-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36857/39579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14
Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14
Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 7-14
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088422322176