Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073 |
Resumo: | The recent implementation of a Common National Curricular Base brought several changes in pedagogical practice and curricular organization, among them the training itineraries, which in São Paulo are characterized mainly by elective courses. Thus, children and adolescents now have the option to choose which discipline they will study, according to their own interests and social demands. To promote youth protagonism in the face of the media context and its problems, in 2018 the discipline “Philosophizing in comics” was developed, which allowed the authorial production of Comicbooks by the students, in a critical, responsible, and conscious manner. Therefore, this work aims to carry out an analysis of possible educommunicative practices by means of electives. |
id |
USP-71_31e5ebb955452ce2513c3f2a3b62e657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/175073 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: Meetings between educommunication and BNCC from elective courses: the development of youth protagonism through comics: Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: BNCCEducomunicaçãoProtagonismo juvenilHistórias em QuadrinhosBNCCEducomunicaçãoProtagonismo juvenilHistórias em QuadrinhosBNCCEducommunicationYouth protagonismComicbookThe recent implementation of a Common National Curricular Base brought several changes in pedagogical practice and curricular organization, among them the training itineraries, which in São Paulo are characterized mainly by elective courses. Thus, children and adolescents now have the option to choose which discipline they will study, according to their own interests and social demands. To promote youth protagonism in the face of the media context and its problems, in 2018 the discipline “Philosophizing in comics” was developed, which allowed the authorial production of Comicbooks by the students, in a critical, responsible, and conscious manner. Therefore, this work aims to carry out an analysis of possible educommunicative practices by means of electives.A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17507310.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-842316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/184044https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/185396Copyright (c) 2022 Leandro Raphael Vicente, Gelson Vanderlei Weschenfelderhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, Leandro RaphaelWeschenfelder, Gelson Vanderlei2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/175073Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.857638Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: Meetings between educommunication and BNCC from elective courses: the development of youth protagonism through comics: Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
title |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
spellingShingle |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: Vicente, Leandro Raphael BNCC Educomunicação Protagonismo juvenil Histórias em Quadrinhos BNCC Educomunicação Protagonismo juvenil Histórias em Quadrinhos BNCC Educommunication Youth protagonism Comicbook |
title_short |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
title_full |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
title_fullStr |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
title_full_unstemmed |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
title_sort |
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: |
author |
Vicente, Leandro Raphael |
author_facet |
Vicente, Leandro Raphael Weschenfelder, Gelson Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Weschenfelder, Gelson Vanderlei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Leandro Raphael Weschenfelder, Gelson Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Educomunicação Protagonismo juvenil Histórias em Quadrinhos BNCC Educomunicação Protagonismo juvenil Histórias em Quadrinhos BNCC Educommunication Youth protagonism Comicbook |
topic |
BNCC Educomunicação Protagonismo juvenil Histórias em Quadrinhos BNCC Educomunicação Protagonismo juvenil Histórias em Quadrinhos BNCC Educommunication Youth protagonism Comicbook |
description |
The recent implementation of a Common National Curricular Base brought several changes in pedagogical practice and curricular organization, among them the training itineraries, which in São Paulo are characterized mainly by elective courses. Thus, children and adolescents now have the option to choose which discipline they will study, according to their own interests and social demands. To promote youth protagonism in the face of the media context and its problems, in 2018 the discipline “Philosophizing in comics” was developed, which allowed the authorial production of Comicbooks by the students, in a critical, responsible, and conscious manner. Therefore, this work aims to carry out an analysis of possible educommunicative practices by means of electives. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/184044 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/185396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leandro Raphael Vicente, Gelson Vanderlei Weschenfelder https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leandro Raphael Vicente, Gelson Vanderlei Weschenfelder https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092697366528 |