Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Leandro Raphael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Weschenfelder, Gelson Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073
Resumo: The recent implementation of a Common National Curricular Base brought several changes in pedagogical practice and curricular organization, among them the training itineraries, which in São Paulo are characterized mainly by elective courses. Thus, children and adolescents now have the option to choose which discipline they will study, according to their own interests and social demands. To promote youth protagonism in the face of the media context and its problems, in 2018 the discipline “Philosophizing in comics” was developed, which allowed the authorial production of Comicbooks by the students, in a critical, responsible, and conscious manner. Therefore, this work aims to carry out an analysis of possible educommunicative practices by means of electives.
id USP-71_31e5ebb955452ce2513c3f2a3b62e657
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/175073
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: Meetings between educommunication and BNCC from elective courses: the development of youth protagonism through comics: Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos: BNCCEducomunicaçãoProtagonismo juvenilHistórias em QuadrinhosBNCCEducomunicaçãoProtagonismo juvenilHistórias em QuadrinhosBNCCEducommunicationYouth protagonismComicbookThe recent implementation of a Common National Curricular Base brought several changes in pedagogical practice and curricular organization, among them the training itineraries, which in São Paulo are characterized mainly by elective courses. Thus, children and adolescents now have the option to choose which discipline they will study, according to their own interests and social demands. To promote youth protagonism in the face of the media context and its problems, in 2018 the discipline “Philosophizing in comics” was developed, which allowed the authorial production of Comicbooks by the students, in a critical, responsible, and conscious manner. Therefore, this work aims to carry out an analysis of possible educommunicative practices by means of electives.A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17507310.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-842316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/184044https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/185396Copyright (c) 2022 Leandro Raphael Vicente, Gelson Vanderlei Weschenfelderhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, Leandro RaphaelWeschenfelder, Gelson Vanderlei2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/175073Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.857638Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
Meetings between educommunication and BNCC from elective courses: the development of youth protagonism through comics:
Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
title Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
spellingShingle Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
Vicente, Leandro Raphael
BNCC
Educomunicação
Protagonismo juvenil
Histórias em Quadrinhos
BNCC
Educomunicação
Protagonismo juvenil
Histórias em Quadrinhos
BNCC
Educommunication
Youth protagonism
Comicbook
title_short Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
title_full Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
title_fullStr Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
title_full_unstemmed Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
title_sort Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos:
author Vicente, Leandro Raphael
author_facet Vicente, Leandro Raphael
Weschenfelder, Gelson Vanderlei
author_role author
author2 Weschenfelder, Gelson Vanderlei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Leandro Raphael
Weschenfelder, Gelson Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Educomunicação
Protagonismo juvenil
Histórias em Quadrinhos
BNCC
Educomunicação
Protagonismo juvenil
Histórias em Quadrinhos
BNCC
Educommunication
Youth protagonism
Comicbook
topic BNCC
Educomunicação
Protagonismo juvenil
Histórias em Quadrinhos
BNCC
Educomunicação
Protagonismo juvenil
Histórias em Quadrinhos
BNCC
Educommunication
Youth protagonism
Comicbook
description The recent implementation of a Common National Curricular Base brought several changes in pedagogical practice and curricular organization, among them the training itineraries, which in São Paulo are characterized mainly by elective courses. Thus, children and adolescents now have the option to choose which discipline they will study, according to their own interests and social demands. To promote youth protagonism in the face of the media context and its problems, in 2018 the discipline “Philosophizing in comics” was developed, which allowed the authorial production of Comicbooks by the students, in a critical, responsible, and conscious manner. Therefore, this work aims to carry out an analysis of possible educommunicative practices by means of electives.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/184044
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175073/185396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Leandro Raphael Vicente, Gelson Vanderlei Weschenfelder
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Leandro Raphael Vicente, Gelson Vanderlei Weschenfelder
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 73-84
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092697366528