As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615 |
Resumo: | A partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos. |
id |
USP-71_342c6307c53b0f66b5625badcfb80ea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37615 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitáriosA partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3761510.11606/issn.2316-9125.v12i1p15-24Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615/40329Bari, Valéria AparecidaVergueiro, Waldomiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:44Zoai:revistas.usp.br:article/37615Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:55.856832Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
title |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
spellingShingle |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários Bari, Valéria Aparecida |
title_short |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
title_full |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
title_fullStr |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
title_full_unstemmed |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
title_sort |
As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários |
author |
Bari, Valéria Aparecida |
author_facet |
Bari, Valéria Aparecida Vergueiro, Waldomiro |
author_role |
author |
author2 |
Vergueiro, Waldomiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bari, Valéria Aparecida Vergueiro, Waldomiro |
description |
A partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615 10.11606/issn.2316-9125.v12i1p15-24 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v12i1p15-24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615/40329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24 Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24 Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090308710401 |