As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bari, Valéria Aparecida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Vergueiro, Waldomiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615
Resumo: A partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos.
id USP-71_342c6307c53b0f66b5625badcfb80ea8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37615
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitáriosA partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3761510.11606/issn.2316-9125.v12i1p15-24Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615/40329Bari, Valéria AparecidaVergueiro, Waldomiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:44Zoai:revistas.usp.br:article/37615Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:55.856832Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
title As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
spellingShingle As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
Bari, Valéria Aparecida
title_short As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
title_full As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
title_fullStr As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
title_full_unstemmed As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
title_sort As histórias em quadrinhos para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com em depoimentos universitários
author Bari, Valéria Aparecida
author_facet Bari, Valéria Aparecida
Vergueiro, Waldomiro
author_role author
author2 Vergueiro, Waldomiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bari, Valéria Aparecida
Vergueiro, Waldomiro
description A partir de depoimentos de universitários, discute-se a relação entre a leitura de histórias em quadrinhos e o gosto pela leitura – constatando-se que este se iniciou no contato com as publicações da Nona Arte, antes mesmo do período de alfabetização –, bem como o afastamento posterior das histórias em quadrinhos em benefício de outras leituras, mais utilitárias (livros e manuais de estudo). Os autores concluem pela defesa da inclusão de materiais quadrinhísticos no ambiente escolar em geral, aconselhando a familiarização dos profissionais de educação e informação com a mídia e a linguagem dos quadrinhos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615
10.11606/issn.2316-9125.v12i1p15-24
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v12i1p15-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37615/40329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24
Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24
Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 15-24
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090308710401