Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guazina, Liziane Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328
Resumo: O artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas.
id USP-71_433b4ad26c0651ae1a15cadcc7e46a1f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/214328
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agendaMis/disinformationViolenceMedia and information literacyPublic policyEducationDesinformaçãoViolênciaAlfabetização midiática e informacionalPolíticas públicasEducaçãoO artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas.The article discusses the relationship between disinformation and violence in schools in Brazil and articulates a contribution to the public debate on the construction of a proposal for a public policy agenda for the Ministry of Education to promote media and information literacy in schools at all levels of education, following the competences of the BNCC. The text presents international reference documents, Brazilian experiences that constitute an inspiration for new initiatives on a national scale, and a set of five axes of proposals that include the promotion of public participation, teacher training, the production of audiovisual content and encouraging democratic management in schools.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21432810.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-322316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/201883https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/202619Copyright (c) 2023 Liziane Soares Guazinahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuazina, Liziane Soares2024-01-23T13:52:02Zoai:revistas.usp.br:article/214328Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T13:52:02Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
title Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
spellingShingle Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
Guazina, Liziane Soares
Mis/disinformation
Violence
Media and information literacy
Public policy
Education
Desinformação
Violência
Alfabetização midiática e informacional
Políticas públicas
Educação
title_short Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
title_full Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
title_fullStr Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
title_full_unstemmed Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
title_sort Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
author Guazina, Liziane Soares
author_facet Guazina, Liziane Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guazina, Liziane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Mis/disinformation
Violence
Media and information literacy
Public policy
Education
Desinformação
Violência
Alfabetização midiática e informacional
Políticas públicas
Educação
topic Mis/disinformation
Violence
Media and information literacy
Public policy
Education
Desinformação
Violência
Alfabetização midiática e informacional
Políticas públicas
Educação
description O artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/201883
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/202619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Liziane Soares Guazina
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Liziane Soares Guazina
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087076999168