Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328 |
Resumo: | O artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas. |
id |
USP-71_433b4ad26c0651ae1a15cadcc7e46a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/214328 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agendaMis/disinformationViolenceMedia and information literacyPublic policyEducationDesinformaçãoViolênciaAlfabetização midiática e informacionalPolíticas públicasEducaçãoO artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas.The article discusses the relationship between disinformation and violence in schools in Brazil and articulates a contribution to the public debate on the construction of a proposal for a public policy agenda for the Ministry of Education to promote media and information literacy in schools at all levels of education, following the competences of the BNCC. The text presents international reference documents, Brazilian experiences that constitute an inspiration for new initiatives on a national scale, and a set of five axes of proposals that include the promotion of public participation, teacher training, the production of audiovisual content and encouraging democratic management in schools.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21432810.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-322316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/201883https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/202619Copyright (c) 2023 Liziane Soares Guazinahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuazina, Liziane Soares2024-01-23T13:52:02Zoai:revistas.usp.br:article/214328Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T13:52:02Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
title |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
spellingShingle |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda Guazina, Liziane Soares Mis/disinformation Violence Media and information literacy Public policy Education Desinformação Violência Alfabetização midiática e informacional Políticas públicas Educação |
title_short |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
title_full |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
title_fullStr |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
title_full_unstemmed |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
title_sort |
Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda |
author |
Guazina, Liziane Soares |
author_facet |
Guazina, Liziane Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guazina, Liziane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mis/disinformation Violence Media and information literacy Public policy Education Desinformação Violência Alfabetização midiática e informacional Políticas públicas Educação |
topic |
Mis/disinformation Violence Media and information literacy Public policy Education Desinformação Violência Alfabetização midiática e informacional Políticas públicas Educação |
description |
O artigo discute a relação entre desinformação e violência nas escolas do Brasil e articula uma contribuição para o debate público sobre a construção de proposta de agenda de políticas públicas para o Ministério da Educação, a fim de se promover a alfabetização midiática e informacional nas escolas em todos os níveis de ensino, em acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o texto apresenta documentos de referência internacional, experiências brasileiras que constituem inspiração para novas iniciativas em escala nacional e um conjunto de cinco eixos de propostas, que contemplam o fomento à participação pública, a formação de professores, a produção de conteúdos audiovisuais e o incentivo à gestão democrática nas escolas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/201883 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328/202619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Liziane Soares Guazina https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Liziane Soares Guazina https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 20-32 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087076999168 |