Novo cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36848 |
Resumo: | O artigo trata da retomada das produções cinematográficas brasileiras, o que a autora denomina de Novo Cinema Brasileiro. Destaca a pluralidade de temas e abordagens dessas produções, que buscam aperfeiçoamento técnico e acesso ao mercado internacional sem descuidar da qualidade do conjunto da obra. Discute e faz sua crítica a duas recentes premiadas produções: O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, filme falado em inglês, que segundo a autora, deturpa um recente fato da História do país; e Central do Brasil, de Walter Salles Jr., destacando este último como um filme que fala da busca da identidade e que olha o Brasil com olhos menos indiferentes. |
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Novo cinema brasileiroBrazilian cinemaCentral do BrasilO que é issocompanheiro?identitydiversitycinema brasileiroCentral do BrasilO que é issocompanheiro?identidadediversidadeO artigo trata da retomada das produções cinematográficas brasileiras, o que a autora denomina de Novo Cinema Brasileiro. Destaca a pluralidade de temas e abordagens dessas produções, que buscam aperfeiçoamento técnico e acesso ao mercado internacional sem descuidar da qualidade do conjunto da obra. Discute e faz sua crítica a duas recentes premiadas produções: O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, filme falado em inglês, que segundo a autora, deturpa um recente fato da História do país; e Central do Brasil, de Walter Salles Jr., destacando este último como um filme que fala da busca da identidade e que olha o Brasil com olhos menos indiferentes.The article deals with the retaking of Brazilian cinematographic productions, something the author denominates as the "New Brazilian Cinema". It stresses the plurality in themes and approaches these productions present, aiming at technical improvements and access to the international market, without overlooking the quality of the work as a whole. It discusses and critiques the two recent award-winning productions: Bruno Barreto's O que é isso, companheiro?, a film that is in English, and that distorts a recent fact in the Country's history; and Walter Salles Jr.'s Central do Brasil, presenting this film as one that talks about the search for identity and that looks at Brazil with rather indifferent eyes. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3684810.11606/issn.2316-9125.v0i14p89-96Comunicação & Educação; n. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 89-96Comunicação & Educação; No. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 89-96Comunicação & Educação; Núm. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 89-962316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36848/39570Pellegrini, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:41Zoai:revistas.usp.br:article/36848Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:33.670855Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O artigo trata da retomada das produções cinematográficas brasileiras, o que a autora denomina de Novo Cinema Brasileiro. Destaca a pluralidade de temas e abordagens dessas produções, que buscam aperfeiçoamento técnico e acesso ao mercado internacional sem descuidar da qualidade do conjunto da obra. Discute e faz sua crítica a duas recentes premiadas produções: O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, filme falado em inglês, que segundo a autora, deturpa um recente fato da História do país; e Central do Brasil, de Walter Salles Jr., destacando este último como um filme que fala da busca da identidade e que olha o Brasil com olhos menos indiferentes. |
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