Temas transversais para professores de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530 |
Resumo: | A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo. |
id |
USP-71_4fe3eb9786823c93098829f3a351e91d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37530 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Temas transversais para professores de Ciênciasenvironmental educationelementary educationteachers’ educationteaching methodologytransversal themes.educação ambientalensino fundamentalformação de professoresmetodologia do ensinotema transversal A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo. The author, with the experience here exposed, shows the development of a method used for the inclusion of transversal themes in educative practice as proposed in the Brazilian National Curricular Parameters. This proposal was implemented with students-teachers of the school subject Sciences Teaching Methodology, of the course Pedagogy in Special Regime of Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) in Sao Luis, Maranhao. The environment was the theme selected for this work, which was programmed to be developed with inside and outside classroom activities. It involved steps as sensitization and environment perception, space and thematic approach, field work and report making, which supported the interpretative analysis and the evaluation of results. It was possible to confirm the validity of this methodological proposal that, besides the learning, allows the participants a moment of reflection and revision on the practical work, suggesting possible ways for new achievements and updates of the educative work. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3753010.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-2242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530/40244Martins, Luzenice Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/37530Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:51.345860Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temas transversais para professores de Ciências |
title |
Temas transversais para professores de Ciências |
spellingShingle |
Temas transversais para professores de Ciências Martins, Luzenice Macedo environmental education elementary education teachers’ education teaching methodology transversal themes. educação ambiental ensino fundamental formação de professores metodologia do ensino tema transversal |
title_short |
Temas transversais para professores de Ciências |
title_full |
Temas transversais para professores de Ciências |
title_fullStr |
Temas transversais para professores de Ciências |
title_full_unstemmed |
Temas transversais para professores de Ciências |
title_sort |
Temas transversais para professores de Ciências |
author |
Martins, Luzenice Macedo |
author_facet |
Martins, Luzenice Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luzenice Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
environmental education elementary education teachers’ education teaching methodology transversal themes. educação ambiental ensino fundamental formação de professores metodologia do ensino tema transversal |
topic |
environmental education elementary education teachers’ education teaching methodology transversal themes. educação ambiental ensino fundamental formação de professores metodologia do ensino tema transversal |
description |
A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530 10.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530/40244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224 Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224 Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089927028736 |