Temas transversais para professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luzenice Macedo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530
Resumo: A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo.
id USP-71_4fe3eb9786823c93098829f3a351e91d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37530
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Temas transversais para professores de Ciênciasenvironmental educationelementary educationteachers’ educationteaching methodologytransversal themes.educação ambientalensino fundamentalformação de professoresmetodologia do ensinotema transversal A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo. The author, with the experience here exposed, shows the development of a method used for the inclusion of transversal themes in educative practice as proposed in the Brazilian National Curricular Parameters. This proposal was implemented with students-teachers of the school subject Sciences Teaching Methodology, of the course Pedagogy in Special Regime of Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) in Sao Luis, Maranhao. The environment was the theme selected for this work, which was programmed to be developed with inside and outside classroom activities. It involved steps as sensitization and environment perception, space and thematic approach, field work and report making, which supported the interpretative analysis and the evaluation of results. It was possible to confirm the validity of this methodological proposal that, besides the learning, allows the participants a moment of reflection and revision on the practical work, suggesting possible ways for new achievements and updates of the educative work. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3753010.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-2242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530/40244Martins, Luzenice Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/37530Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:51.345860Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas transversais para professores de Ciências
title Temas transversais para professores de Ciências
spellingShingle Temas transversais para professores de Ciências
Martins, Luzenice Macedo
environmental education
elementary education
teachers’ education
teaching methodology
transversal themes.
educação ambiental
ensino fundamental
formação de professores
metodologia do ensino
tema transversal
title_short Temas transversais para professores de Ciências
title_full Temas transversais para professores de Ciências
title_fullStr Temas transversais para professores de Ciências
title_full_unstemmed Temas transversais para professores de Ciências
title_sort Temas transversais para professores de Ciências
author Martins, Luzenice Macedo
author_facet Martins, Luzenice Macedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luzenice Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv environmental education
elementary education
teachers’ education
teaching methodology
transversal themes.
educação ambiental
ensino fundamental
formação de professores
metodologia do ensino
tema transversal
topic environmental education
elementary education
teachers’ education
teaching methodology
transversal themes.
educação ambiental
ensino fundamental
formação de professores
metodologia do ensino
tema transversal
description A autora, com esta experiência, mostra o desenvolvimento de um método aplicado para a inclusão de temas transversais na prática educativa, conforme prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A proposta foi implantada junto a alunosprofessores da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, do Curso de Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Luís, no Maranhão. O meio ambiente foi o tema selecionado para este trabalho, programado para ser desenvolvido com atividades “intra” e “extra” sala de aula. Envolveu etapas que vão desde a sensibilização e percepção ambiental, recorte espacial e temático, até visitas de campo e elaboração de relatórios que subsidiaram a análise interpretativa e a avaliação dos resultados, pelos quais se constata a validade desta proposta metodológica que, além do aprendizado, propicia aos participantes um momento de reflexão e revisão sobre a prática, sugerindo possibilidades de caminhos para novas realizações e atualizações do trabalho educativo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v10i2p219-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37530/40244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224
Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224
Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 219-224
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089927028736