Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Egle Müller
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Generali, Sabrina, Hoff, Tania Marcia Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320
Resumo: Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.
id USP-71_50955bce2fe4c958dfcfd098d3f72991
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/175320
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemiaMídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemiaJornalismoEducaçãoConsumoPandemiaEscolaJournalismEducationConsumptionPandemicSchoolConsiderando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.Considering media as a mediator that involves the recognition of media texts production and consumption logics we present a narrative description of a pedagogical practice organized upon an interdisciplinary project and conductedin a pandemic context with students of the latest years of Middle School, based on the consumption of Joca’s contents, a news company dedicated to children and youths. Therefore, we worked overelements and resources prepared by the involved teachers and conducted semistructured interviews. We considered the communication/education/ consumption relation based on works from severalresearchers, like Maria Aparecida Baccega.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17532010.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-1782316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320/174076Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoffhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpinelli, Egle MüllerGenerali, SabrinaHoff, Tania Marcia Cezar2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/175320Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.134811Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
title Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
spellingShingle Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
Spinelli, Egle Müller
Jornalismo
Educação
Consumo
Pandemia
Escola
Journalism
Education
Consumption
Pandemic
School
title_short Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
title_full Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
title_fullStr Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
title_full_unstemmed Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
title_sort Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
author Spinelli, Egle Müller
author_facet Spinelli, Egle Müller
Generali, Sabrina
Hoff, Tania Marcia Cezar
author_role author
author2 Generali, Sabrina
Hoff, Tania Marcia Cezar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Egle Müller
Generali, Sabrina
Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Educação
Consumo
Pandemia
Escola
Journalism
Education
Consumption
Pandemic
School
topic Jornalismo
Educação
Consumo
Pandemia
Escola
Journalism
Education
Consumption
Pandemic
School
description Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320/174076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoff
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoff
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092707852288