Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320 |
Resumo: | Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega. |
id |
USP-71_50955bce2fe4c958dfcfd098d3f72991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/175320 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemiaMídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemiaJornalismoEducaçãoConsumoPandemiaEscolaJournalismEducationConsumptionPandemicSchoolConsiderando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega.Considering media as a mediator that involves the recognition of media texts production and consumption logics we present a narrative description of a pedagogical practice organized upon an interdisciplinary project and conductedin a pandemic context with students of the latest years of Middle School, based on the consumption of Joca’s contents, a news company dedicated to children and youths. Therefore, we worked overelements and resources prepared by the involved teachers and conducted semistructured interviews. We considered the communication/education/ consumption relation based on works from severalresearchers, like Maria Aparecida Baccega.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17532010.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-1782316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320/174076Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoffhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpinelli, Egle MüllerGenerali, SabrinaHoff, Tania Marcia Cezar2021-07-15T20:34:19Zoai:revistas.usp.br:article/175320Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.134811Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
title |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
spellingShingle |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia Spinelli, Egle Müller Jornalismo Educação Consumo Pandemia Escola Journalism Education Consumption Pandemic School |
title_short |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
title_full |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
title_fullStr |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
title_full_unstemmed |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
title_sort |
Mídia na escola: um relato de prática pedagógica na pandemia |
author |
Spinelli, Egle Müller |
author_facet |
Spinelli, Egle Müller Generali, Sabrina Hoff, Tania Marcia Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Generali, Sabrina Hoff, Tania Marcia Cezar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinelli, Egle Müller Generali, Sabrina Hoff, Tania Marcia Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Educação Consumo Pandemia Escola Journalism Education Consumption Pandemic School |
topic |
Jornalismo Educação Consumo Pandemia Escola Journalism Education Consumption Pandemic School |
description |
Considerando a mídia como um mediador que envolve o reconhecimento das lógicas de produção e de consumo de textos midiáticos, apresentamos o relato de uma prática pedagógica, organizada em torno de um projeto interdisciplinar e realizada a distância e no contexto da pandemia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do consumo de conteúdos publicados no Joca, um veículo jornalístico voltado para o público infantojuvenil. Para tanto, recorremos à material elaborado pelos professores envolvidos e a entrevistas semiestruturadas. Refletimos acerca da relação comunicação/educação/consumo partindo do pensamento de diversos pesquisadores, como Maria Aparecida Baccega. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i1p167-178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175320/174076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoff https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Egle Müller Spinelli, Sabrina Generalli, Tania Marcia Cezar Hoff https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 167-178 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092707852288 |