O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Rafael Duarte Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141
Resumo: A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.
id USP-71_5287c6bf9df2ef8974229c40f1aa092e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/99141
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e CarrosThe Apprentice Pilot and the Master Engineer: the Motoring School in Days of Thunder and Carscinemaanimationmotoringsports educationCinemaDesenho AnimadoAutomobilismoEducação EsportivaA proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.The purpose of the review is to present two movies about motoring school through the relationship between a master and an apprentice, one a blockbuster film (Days of Thunder, 1990, Tony Scott) and the other an animation focused in children's audience (Cars, 2006, John Lasseter). The main idea is to show how sports learning, in this case the motor racing, is mediated by cinema through the idea of an education grounded in the figure of an apprentice and a master, building a sports imagery close to those constructed by the wonderful narratives.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/9914110.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-1682316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141/103974Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVenancio, Rafael Duarte Oliveira2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/99141Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.246315Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
The Apprentice Pilot and the Master Engineer: the Motoring School in Days of Thunder and Cars
title O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
spellingShingle O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
Venancio, Rafael Duarte Oliveira
cinema
animation
motoring
sports education
Cinema
Desenho Animado
Automobilismo
Educação Esportiva
title_short O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
title_full O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
title_fullStr O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
title_full_unstemmed O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
title_sort O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
author Venancio, Rafael Duarte Oliveira
author_facet Venancio, Rafael Duarte Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Rafael Duarte Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
animation
motoring
sports education
Cinema
Desenho Animado
Automobilismo
Educação Esportiva
topic cinema
animation
motoring
sports education
Cinema
Desenho Animado
Automobilismo
Educação Esportiva
description A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141/103974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091758891008