O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141 |
Resumo: | A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas. |
id |
USP-71_5287c6bf9df2ef8974229c40f1aa092e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/99141 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e CarrosThe Apprentice Pilot and the Master Engineer: the Motoring School in Days of Thunder and Carscinemaanimationmotoringsports educationCinemaDesenho AnimadoAutomobilismoEducação EsportivaA proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.The purpose of the review is to present two movies about motoring school through the relationship between a master and an apprentice, one a blockbuster film (Days of Thunder, 1990, Tony Scott) and the other an animation focused in children's audience (Cars, 2006, John Lasseter). The main idea is to show how sports learning, in this case the motor racing, is mediated by cinema through the idea of an education grounded in the figure of an apprentice and a master, building a sports imagery close to those constructed by the wonderful narratives.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/9914110.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-1682316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141/103974Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVenancio, Rafael Duarte Oliveira2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/99141Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.246315Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros The Apprentice Pilot and the Master Engineer: the Motoring School in Days of Thunder and Cars |
title |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros |
spellingShingle |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros Venancio, Rafael Duarte Oliveira cinema animation motoring sports education Cinema Desenho Animado Automobilismo Educação Esportiva |
title_short |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros |
title_full |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros |
title_fullStr |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros |
title_full_unstemmed |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros |
title_sort |
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros |
author |
Venancio, Rafael Duarte Oliveira |
author_facet |
Venancio, Rafael Duarte Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venancio, Rafael Duarte Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema animation motoring sports education Cinema Desenho Animado Automobilismo Educação Esportiva |
topic |
cinema animation motoring sports education Cinema Desenho Animado Automobilismo Educação Esportiva |
description |
A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99141/103974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168 Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168 Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 159-168 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091758891008 |