Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomez, Guillermo Orozco
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323
Resumo: O autor discute o papel da escola e dos professores na formação dos alunos como receptores dos meios de comunicação de massa. Atribui à escola, ao professor e aos pais o papel de mediadores no processo de recepção, visando ao aproveitamento do aprendizado que os meios proporcionam para a formação intelectual crítica e ativa das crianças. Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Chile e países nórdicos são citados como exemplos de países que incorporaram a educação para os meios ao currículo educacional. 
id USP-71_6054669c9761c360782f1478298588f8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36323
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Professores e meios de comunicação: desafios, estereótiposeducation for the meansreceptiontelevisionschoollearningeducação para os meiosrecepçãotelevisãoescolaaprendizagemO autor discute o papel da escola e dos professores na formação dos alunos como receptores dos meios de comunicação de massa. Atribui à escola, ao professor e aos pais o papel de mediadores no processo de recepção, visando ao aproveitamento do aprendizado que os meios proporcionam para a formação intelectual crítica e ativa das crianças. Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Chile e países nórdicos são citados como exemplos de países que incorporaram a educação para os meios ao currículo educacional. The author discusses the role of school and teachers in forming students as mass media receptors. He gives the school, the teacher and the parents a role of mediators in the reception process, aiming to a better use of the information given by the media for kids' critic and active intelectual formation. Australia, England, Switzerland, Germany, Chile and the Nordic countries are pointed as models as they introduced the education for the means into the educational curriculum. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3632310.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68Comunicação & Educação; n. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68Comunicação & Educação; No. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68Comunicação & Educação; Núm. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-682316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323/39043Gomez, Guillermo Orozcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:50Zoai:revistas.usp.br:article/36323Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:28.764205Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
title Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
spellingShingle Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
Gomez, Guillermo Orozco
education for the means
reception
television
school
learning
educação para os meios
recepção
televisão
escola
aprendizagem
title_short Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
title_full Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
title_fullStr Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
title_full_unstemmed Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
title_sort Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
author Gomez, Guillermo Orozco
author_facet Gomez, Guillermo Orozco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomez, Guillermo Orozco
dc.subject.por.fl_str_mv education for the means
reception
television
school
learning
educação para os meios
recepção
televisão
escola
aprendizagem
topic education for the means
reception
television
school
learning
educação para os meios
recepção
televisão
escola
aprendizagem
description O autor discute o papel da escola e dos professores na formação dos alunos como receptores dos meios de comunicação de massa. Atribui à escola, ao professor e aos pais o papel de mediadores no processo de recepção, visando ao aproveitamento do aprendizado que os meios proporcionam para a formação intelectual crítica e ativa das crianças. Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Chile e países nórdicos são citados como exemplos de países que incorporaram a educação para os meios ao currículo educacional. 
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323
10.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323/39043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68
Comunicação & Educação; No. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68
Comunicação & Educação; Núm. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088020717568