Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323 |
Resumo: | O autor discute o papel da escola e dos professores na formação dos alunos como receptores dos meios de comunicação de massa. Atribui à escola, ao professor e aos pais o papel de mediadores no processo de recepção, visando ao aproveitamento do aprendizado que os meios proporcionam para a formação intelectual crítica e ativa das crianças. Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Chile e países nórdicos são citados como exemplos de países que incorporaram a educação para os meios ao currículo educacional. |
id |
USP-71_6054669c9761c360782f1478298588f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36323 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótiposeducation for the meansreceptiontelevisionschoollearningeducação para os meiosrecepçãotelevisãoescolaaprendizagemO autor discute o papel da escola e dos professores na formação dos alunos como receptores dos meios de comunicação de massa. Atribui à escola, ao professor e aos pais o papel de mediadores no processo de recepção, visando ao aproveitamento do aprendizado que os meios proporcionam para a formação intelectual crítica e ativa das crianças. Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Chile e países nórdicos são citados como exemplos de países que incorporaram a educação para os meios ao currículo educacional. The author discusses the role of school and teachers in forming students as mass media receptors. He gives the school, the teacher and the parents a role of mediators in the reception process, aiming to a better use of the information given by the media for kids' critic and active intelectual formation. Australia, England, Switzerland, Germany, Chile and the Nordic countries are pointed as models as they introduced the education for the means into the educational curriculum. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3632310.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68Comunicação & Educação; n. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68Comunicação & Educação; No. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68Comunicação & Educação; Núm. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-682316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323/39043Gomez, Guillermo Orozcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:50Zoai:revistas.usp.br:article/36323Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:28.764205Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
title |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
spellingShingle |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos Gomez, Guillermo Orozco education for the means reception television school learning educação para os meios recepção televisão escola aprendizagem |
title_short |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
title_full |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
title_fullStr |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
title_full_unstemmed |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
title_sort |
Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos |
author |
Gomez, Guillermo Orozco |
author_facet |
Gomez, Guillermo Orozco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomez, Guillermo Orozco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
education for the means reception television school learning educação para os meios recepção televisão escola aprendizagem |
topic |
education for the means reception television school learning educação para os meios recepção televisão escola aprendizagem |
description |
O autor discute o papel da escola e dos professores na formação dos alunos como receptores dos meios de comunicação de massa. Atribui à escola, ao professor e aos pais o papel de mediadores no processo de recepção, visando ao aproveitamento do aprendizado que os meios proporcionam para a formação intelectual crítica e ativa das crianças. Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Chile e países nórdicos são citados como exemplos de países que incorporaram a educação para os meios ao currículo educacional. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323 10.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323/39043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68 Comunicação & Educação; No. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68 Comunicação & Educação; Núm. 10 (1997): Guillermo Orozco, História e imagem, No tempo da TV artesanal; 57-68 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088020717568 |