Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. |
id |
USP-71_61b9f709f669af95ea10b04d16ec9d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/78567 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
spelling |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materialsComunicação e Educaçãorepresentações da mulher afrodescendenteidentidade culturallivro didáticoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/7856710.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58Comunicação & Educação; v. 19 n. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-582316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567/82619Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deDrigo, Maria Ogéciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:50:24Zoai:revistas.usp.br:article/78567Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:16.446094Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
title |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
spellingShingle |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Comunicação e Educação representações da mulher afrodescendente identidade cultural livro didático Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Comunicação e Educação representações da mulher afrodescendente identidade cultural livro didático |
title_short |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
title_full |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
title_fullStr |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
title_full_unstemmed |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
title_sort |
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials |
author |
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de |
author_facet |
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Drigo, Maria Ogécia Drigo, Maria Ogécia |
author_role |
author |
author2 |
Drigo, Maria Ogécia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Drigo, Maria Ogécia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação e Educação representações da mulher afrodescendente identidade cultural livro didático |
topic |
Comunicação e Educação representações da mulher afrodescendente identidade cultural livro didático |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567 10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567/82619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 19 n. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58 Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58 Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1822178825105047552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58 |