Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Drigo, Maria Ogécia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. 
id USP-71_61b9f709f669af95ea10b04d16ec9d15
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/78567
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
spelling Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materialsComunicação e Educaçãorepresentações da mulher afrodescendenteidentidade culturallivro didáticoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/7856710.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58Comunicação & Educação; v. 19 n. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-582316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567/82619Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deDrigo, Maria Ogéciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:50:24Zoai:revistas.usp.br:article/78567Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:16.446094Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
title Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
spellingShingle Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Comunicação e Educação
representações da mulher afrodescendente
identidade cultural
livro didático
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Comunicação e Educação
representações da mulher afrodescendente
identidade cultural
livro didático
title_short Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
title_full Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
title_fullStr Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
title_full_unstemmed Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
title_sort Representações visuais da mulher afrodescendente em livros didáticos / Visual representations of afro-descendant women in teaching materials
author Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
author_facet Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Drigo, Maria Ogécia
Drigo, Maria Ogécia
author_role author
author2 Drigo, Maria Ogécia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de
Drigo, Maria Ogécia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e Educação
representações da mulher afrodescendente
identidade cultural
livro didático
topic Comunicação e Educação
representações da mulher afrodescendente
identidade cultural
livro didático
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, sob os auspícios da Fapesp, que tem como propósito averiguar como o “outro” é vi- sualmente representado em livros didáticos indicados pela PNLD-2011. O cabelo da mulher afrodescendente, enquanto aspecto identitário, é focalizado, a fim de verificar se os livros didáticos contribuem para difundir o discurso do “branqueamento” para o homem negro mostrado pelas mídias ou, ao contrário, contribuem para prolongar a herança cultural africana. Para tanto, reflexões sobre alteridade e construção da identidade cultural e, em seguida, a análise semiótica de representações visuais coletadas de livros didáticos são apresenta- das. A preocupação com a construção de ambientes que propiciem a vivência com o outro constitui a importância deste artigo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567
10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/78567/82619
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 19 n. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58
Comunicação & Educação; Vol. 19 No. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58
Comunicação & Educação; Vol. 19 Núm. 1 (2014): C&E, Vinte anos: uma trajetória para consolidar a Educomunicação no Brasil; 51-58
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1822178825105047552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v19i1p51-58