Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187379 |
Resumo: | As contribuições de Paulo Freire para a implantação de um projeto de educação popular na Bahia podem ser verificadas em sua passagem pelo vale do São Francisco. Assim, este artigo mostra as marcas deixadas por Paulo Freire e os membros de sua equipe ao desenvolverem ações de formação continuada na Diocese de Juazeiro da Bahia, em Salvador, |
id |
USP-71_62ea35cd425dd019bad4354c0a46ab9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187379 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São FranciscoPaulo Freire and his legacy in the Vale do São FranciscoPaulo Freire e suas marcas no Vale do São FranciscoEducaçãoComunicaçãoeducomunicaçãoConhecimentoAlfabetizaçãoEducaçãoComunicaçãoEducomunicaçãoConhecimentoAlfabetizaçãoEducationCommunicationEducommunicationKnowledgeLiteracyAs contribuições de Paulo Freire para a implantação de um projeto de educação popular na Bahia podem ser verificadas em sua passagem pelo vale do São Francisco. Assim, este artigo mostra as marcas deixadas por Paulo Freire e os membros de sua equipe ao desenvolverem ações de formação continuada na Diocese de Juazeiro da Bahia, em Salvador,Paulo Freire’s contributions to the implementation of a popular education project in Bahia can be verified in his passage through the São Francisco valley. Thus, this article shows the marks left by Paulo Freire and his team members as they developed a work of continuing education in the diocese of Juazeiro da Bahia in the municipality of Salvador, administered by the redemptorist Dom José Rodrigues de Souza, in the 1980s. It aimed to analyze the practice and experience of the Popular Education Policy and the social communication project of the bishopric of D. José Rodrigues, carried out on Paulo Freire’s guidelines. In this process, they generated new possibilities for the construction of knowledge, such as educommunication, that reflect today in spaces such as the university.As contribuições de Paulo Freire para a implantação de um projeto de educação popular na Bahia podem ser verificadas em sua passagem pelo vale do São Francisco. Assim, este artigo mostra as marcas deixadas por Paulo Freire e os membros de sua equipe ao desenvolverem ações de formação continuada na Diocese de Juazeiro da Bahia, em Salvador, administrada pelo redentorista Dom José Rodrigues de Souza, na década de 1980. Objetivou-se analisar a prática e a vivência da política de educação popular e do projeto de comunicação social do bispado de D. José Rodrigues à luz das orientações de Paulo Freire. Os desdobramentos das ações realizadas nesse processo geraram novas possibilidades de construir conhecimentos, como a Educomunicação, que refletem na atualidade em espaços universitários, por exemplo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18737910.11606/issn.2316-9125.v26i2p228-239Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 228-239Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 228-239Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 228-2392316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187379/178697Copyright (c) 2021 Francisco de Assis Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco de Assis2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/187379Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.638385Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco Paulo Freire and his legacy in the Vale do São Francisco Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
title |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
spellingShingle |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco Silva, Francisco de Assis Educação Comunicação educomunicação Conhecimento Alfabetização Educação Comunicação Educomunicação Conhecimento Alfabetização Education Communication Educommunication Knowledge Literacy |
title_short |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
title_full |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
title_fullStr |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
title_full_unstemmed |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
title_sort |
Paulo Freire e suas marcas no Vale do São Francisco |
author |
Silva, Francisco de Assis |
author_facet |
Silva, Francisco de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Comunicação educomunicação Conhecimento Alfabetização Educação Comunicação Educomunicação Conhecimento Alfabetização Education Communication Educommunication Knowledge Literacy |
topic |
Educação Comunicação educomunicação Conhecimento Alfabetização Educação Comunicação Educomunicação Conhecimento Alfabetização Education Communication Educommunication Knowledge Literacy |
description |
As contribuições de Paulo Freire para a implantação de um projeto de educação popular na Bahia podem ser verificadas em sua passagem pelo vale do São Francisco. Assim, este artigo mostra as marcas deixadas por Paulo Freire e os membros de sua equipe ao desenvolverem ações de formação continuada na Diocese de Juazeiro da Bahia, em Salvador, |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê 100 Anos de Paulo Freire |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187379 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p228-239 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187379 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p228-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187379/178697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisco de Assis Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisco de Assis Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 228-239 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 228-239 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 228-239 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092870381568 |