A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625 |
Resumo: | Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica. |
id |
USP-71_6444b961999402769bf41b11fe77df68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37625 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de HistóriaNos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3762510.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-1242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625/40339Couto, Maria Elizabete Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:45Zoai:revistas.usp.br:article/37625Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:56.348654Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
title |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
spellingShingle |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História Couto, Maria Elizabete Souza |
title_short |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
title_full |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
title_fullStr |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
title_full_unstemmed |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
title_sort |
A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História |
author |
Couto, Maria Elizabete Souza |
author_facet |
Couto, Maria Elizabete Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Maria Elizabete Souza |
description |
Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625 10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625/40339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124 Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124 Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090322341888 |