A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Maria Elizabete Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625
Resumo: Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.
id USP-71_6444b961999402769bf41b11fe77df68
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37625
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de HistóriaNos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3762510.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-1242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625/40339Couto, Maria Elizabete Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:45Zoai:revistas.usp.br:article/37625Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:56.348654Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
title A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
spellingShingle A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
Couto, Maria Elizabete Souza
title_short A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
title_full A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
title_fullStr A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
title_full_unstemmed A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
title_sort A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História
author Couto, Maria Elizabete Souza
author_facet Couto, Maria Elizabete Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Maria Elizabete Souza
description Nos últimos anos, vivenciamos mudanças perceptíveis com a implantaçãodas tecnologias de informação e comunicação. Na escola não podemos ignorá-las (televisão, vídeo, computador etc.), porque são articuladoras de aprendizagens. Este trabalho analisa a utilização de programas de televisão e filmes. Trabalhamos com doze filmes, os quais contribuíram à discussão dos conteúdos estudados, ampliando o conhecimento sobre a Históriaparticular e de outros povos, ao observarem mudanças e permanências. Os filmes possibilitaram (re)pensar os valores locais, regionais, nacionais e mundiais. Por fim, alunos e professores aprenderam vendo o mundo, numa mixagem entre imagem, texto e contexto, não caindo no fetichismo tecnológico, visto que os filmes não mudarão o processo ensino-aprendizagem num passe de mágica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625
10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v12i1p117-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37625/40339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 12 n. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124
Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124
Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2007): Comunicação e memória em tempos de repressão; 117-124
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090322341888