Cotidiano: sala de aula e televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-07092022-091003/
Resumo: Este trabalho estuda a maneira como se dá a recepção dos discursos escolar e televisivo pelos alunos do ensino fundamental de três escolas públicas estaduais situadas em diferentes áreas da cidade de São Paulo. Na realização desta pesquisa, em 1995, foram evidenciados os diversos usos do espaço urbano e as relações sociais destes resultantes. Procurou-se demonstrar como tais relações funcionam quando da recepção dos discursos provenientes da escola e da televisão. Com esta dissertação de mestrado, procura-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em que os alunos sejam vistos em sua integridade da cidadãos, respeitando-se sua história de vida e sua cultura. Para tanto, foi dado destaque à importância do cotidiano na realização das análises geográficas
id USP_f54e69c0f12eb470d0257a1b0d0c8343
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07092022-091003
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cotidiano: sala de aula e televisãoNot availableEducação - BrasilNot availableTelevisão (aspectos sociais)Este trabalho estuda a maneira como se dá a recepção dos discursos escolar e televisivo pelos alunos do ensino fundamental de três escolas públicas estaduais situadas em diferentes áreas da cidade de São Paulo. Na realização desta pesquisa, em 1995, foram evidenciados os diversos usos do espaço urbano e as relações sociais destes resultantes. Procurou-se demonstrar como tais relações funcionam quando da recepção dos discursos provenientes da escola e da televisão. Com esta dissertação de mestrado, procura-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em que os alunos sejam vistos em sua integridade da cidadãos, respeitando-se sua história de vida e sua cultura. Para tanto, foi dado destaque à importância do cotidiano na realização das análises geográficasNot availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Gil Sodero deAlbuquerque, Maria Adailza Martins de1998-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-07092022-091003/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-15T16:04:50Zoai:teses.usp.br:tde-07092022-091003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-15T16:04:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano: sala de aula e televisão
Not available
title Cotidiano: sala de aula e televisão
spellingShingle Cotidiano: sala de aula e televisão
Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Educação - Brasil
Not available
Televisão (aspectos sociais)
title_short Cotidiano: sala de aula e televisão
title_full Cotidiano: sala de aula e televisão
title_fullStr Cotidiano: sala de aula e televisão
title_full_unstemmed Cotidiano: sala de aula e televisão
title_sort Cotidiano: sala de aula e televisão
author Albuquerque, Maria Adailza Martins de
author_facet Albuquerque, Maria Adailza Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Gil Sodero de
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Maria Adailza Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Not available
Televisão (aspectos sociais)
topic Educação - Brasil
Not available
Televisão (aspectos sociais)
description Este trabalho estuda a maneira como se dá a recepção dos discursos escolar e televisivo pelos alunos do ensino fundamental de três escolas públicas estaduais situadas em diferentes áreas da cidade de São Paulo. Na realização desta pesquisa, em 1995, foram evidenciados os diversos usos do espaço urbano e as relações sociais destes resultantes. Procurou-se demonstrar como tais relações funcionam quando da recepção dos discursos provenientes da escola e da televisão. Com esta dissertação de mestrado, procura-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em que os alunos sejam vistos em sua integridade da cidadãos, respeitando-se sua história de vida e sua cultura. Para tanto, foi dado destaque à importância do cotidiano na realização das análises geográficas
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-07092022-091003/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-07092022-091003/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256766830608384