Retórica dos títulos em reportagens impressas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dittrich, Ivo José
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37559
Resumo: Este artigo aborda o papel persuasivo e sedutor desempenhado pelo título nas reportagens das revistas de informação geral: a escolha das expressõese da estrutura é orientada pela expectativa de vender não só a revista, mas também a reportagem. Assim, a persuasão é desenvolvida por meio de uma retórica que apóia a racionalidade da argumentação objetiva na sensibilidade da razão estética. Se a conjugação desses aspectos orienta quem escreve, também serve de ponto de partida para quem lê. Na área educacional, o conhecimento dessas estratégias de persuasão pode ajudar a desenvolveruma leitura de melhor qualidade.
id USP-71_651c8bfb47392dbda13bc31154ff95dd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37559
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Retórica dos títulos em reportagens impressasEste artigo aborda o papel persuasivo e sedutor desempenhado pelo título nas reportagens das revistas de informação geral: a escolha das expressõese da estrutura é orientada pela expectativa de vender não só a revista, mas também a reportagem. Assim, a persuasão é desenvolvida por meio de uma retórica que apóia a racionalidade da argumentação objetiva na sensibilidade da razão estética. Se a conjugação desses aspectos orienta quem escreve, também serve de ponto de partida para quem lê. Na área educacional, o conhecimento dessas estratégias de persuasão pode ajudar a desenvolveruma leitura de melhor qualidade.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3755910.11606/issn.2316-9125.v11i1p20-25Comunicação & Educação; v. 11 n. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 20-25Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 20-25Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 20-252316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37559/40273Dittrich, Ivo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:28Zoai:revistas.usp.br:article/37559Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:53.110865Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Retórica dos títulos em reportagens impressas
title Retórica dos títulos em reportagens impressas
spellingShingle Retórica dos títulos em reportagens impressas
Dittrich, Ivo José
title_short Retórica dos títulos em reportagens impressas
title_full Retórica dos títulos em reportagens impressas
title_fullStr Retórica dos títulos em reportagens impressas
title_full_unstemmed Retórica dos títulos em reportagens impressas
title_sort Retórica dos títulos em reportagens impressas
author Dittrich, Ivo José
author_facet Dittrich, Ivo José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dittrich, Ivo José
description Este artigo aborda o papel persuasivo e sedutor desempenhado pelo título nas reportagens das revistas de informação geral: a escolha das expressõese da estrutura é orientada pela expectativa de vender não só a revista, mas também a reportagem. Assim, a persuasão é desenvolvida por meio de uma retórica que apóia a racionalidade da argumentação objetiva na sensibilidade da razão estética. Se a conjugação desses aspectos orienta quem escreve, também serve de ponto de partida para quem lê. Na área educacional, o conhecimento dessas estratégias de persuasão pode ajudar a desenvolveruma leitura de melhor qualidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37559
10.11606/issn.2316-9125.v11i1p20-25
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37559
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v11i1p20-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37559/40273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 11 n. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 20-25
Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 20-25
Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 20-25
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089983651840