Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37017 |
Resumo: | O autor discute as novas tecnologias, a comunicação e a educação como um conjunto importante para a formação do cidadão na sociedade democrática. Chama a atenção para a importância da desnaturalização das tecnologias, mostrando como elas aparecem e são orientadas no sentido de políticas voltadas para o mercado e o consumo, menosprezando a lógica dos interesses de cada Estado-nação e das diferentes culturas. Outro aspecto que o artigo salienta é o da vinculação das novas tecnologias à educação. Aborda este tema a partir da racionalidade eficientista e da racionalidade da relevância. No primeiro caso, a prática consiste em incorporar as novas tecnologias ao processo educativo já estabelecido, sem preocupação com a efetiva aprendizagem. No segundo caso, trata-se de priorizar o aprendizado, reorientando a lógica das tecnologias para uma apropriação que parte da realidade cultural do educando e tem como finalidade a transformação do sentido da instituição escolar. Ao final, destaca o papel do comunicador na reorientação dos meios de comunicação e no acompanhamento do processo educativo. |
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Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXICommunication, education and new technologies: the 21st century’s triadnew technologiesconsumptionlearningteachingeducational policymarketnovas tecnologiasconsumoaprendizadoensinopolítica educacionalmercado O autor discute as novas tecnologias, a comunicação e a educação como um conjunto importante para a formação do cidadão na sociedade democrática. Chama a atenção para a importância da desnaturalização das tecnologias, mostrando como elas aparecem e são orientadas no sentido de políticas voltadas para o mercado e o consumo, menosprezando a lógica dos interesses de cada Estado-nação e das diferentes culturas. Outro aspecto que o artigo salienta é o da vinculação das novas tecnologias à educação. Aborda este tema a partir da racionalidade eficientista e da racionalidade da relevância. No primeiro caso, a prática consiste em incorporar as novas tecnologias ao processo educativo já estabelecido, sem preocupação com a efetiva aprendizagem. No segundo caso, trata-se de priorizar o aprendizado, reorientando a lógica das tecnologias para uma apropriação que parte da realidade cultural do educando e tem como finalidade a transformação do sentido da instituição escolar. Ao final, destaca o papel do comunicador na reorientação dos meios de comunicação e no acompanhamento do processo educativo. The author discusses new technologies, communication and education as an important triad to form citizens in democratic societies. He calls one’s attention to the importance of denaturalizing the technologies, showing them as they appear and as they are oriented towards policies aimed at the market and at consumption, belittling the logic of the interests of each Nation-state and of the different cultures. Another aspect the article highlights is the connection new technologies have with education. It deals with this theme based on efficiency rationality and on the rationality of relevance. In the first case, the practice consists of incorporating the new technologies into the established educative process, with no concern with effective learning. In the latter case, the objective is to give priority to learning, orienting the logic of the technologies towards appropriation based on the student’s cultural reality and aiming at transforming the meaning of the school. Finally, he emphasizes the role the communicator has in reorienting the media and in keeping up with the educative process. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3701710.11606/issn.2316-9125.v0i23p57-70Comunicação & Educação; n. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 57-70Comunicação & Educação; No. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 57-70Comunicação & Educação; Núm. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 57-702316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37017/39739Gómez, Gullermo Orozcoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:51Zoai:revistas.usp.br:article/37017Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:43.953804Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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