A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fígaro, Roseli
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399
Resumo: O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável  e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação.
id USP-71_7ce70f800863cf0097793aca00345a95
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/42399
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activityUm passeio pelo bosque da filosofia: Yves Schwartz, um pensador da atividade humana, sempre inédita e regida por valoresWorkActivityErgologyContinued educationCommunication.TrabalhoAtividadeErgologiaEducação continuadaComunicação.O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável  e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação.The philosopher and teacher Yves Schwartz, director of the University not palatable subject that most people associate to distress, control, reclusion etc. The philosopher, instigated by the theme of workers continued education, tells us how he has appropriated a new knowledge and brought it to academy to create a device to problematize, at theoretical and practical levels, learning’s of work, education or formation for work, work management, the work itself and what is created among individuals in the world of work. His proposal of analysis device and approach of the working activity hás brought contributions to several fields of knowledge besides Philosophy: Education, Health, Management, Engineering, Sociology and Communication. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4239910.11606/issn.2316-9125.v13i2p93-102Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-1022316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399/46070Fígaro, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:42:38Zoai:revistas.usp.br:article/42399Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:59.343407Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
Um passeio pelo bosque da filosofia: Yves Schwartz, um pensador da atividade humana, sempre inédita e regida por valores
title A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
spellingShingle A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
Fígaro, Roseli
Work
Activity
Ergology
Continued education
Communication.
Trabalho
Atividade
Ergologia
Educação continuada
Comunicação.
title_short A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
title_full A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
title_fullStr A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
title_full_unstemmed A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
title_sort A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
author Fígaro, Roseli
author_facet Fígaro, Roseli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fígaro, Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv Work
Activity
Ergology
Continued education
Communication.
Trabalho
Atividade
Ergologia
Educação continuada
Comunicação.
topic Work
Activity
Ergology
Continued education
Communication.
Trabalho
Atividade
Ergologia
Educação continuada
Comunicação.
description O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável  e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399
10.11606/issn.2316-9125.v13i2p93-102
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v13i2p93-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399/46070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102
Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102
Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090385256448