A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399 |
Resumo: | O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação. |
id |
USP-71_7ce70f800863cf0097793aca00345a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/42399 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activityUm passeio pelo bosque da filosofia: Yves Schwartz, um pensador da atividade humana, sempre inédita e regida por valoresWorkActivityErgologyContinued educationCommunication.TrabalhoAtividadeErgologiaEducação continuadaComunicação.O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação.The philosopher and teacher Yves Schwartz, director of the University not palatable subject that most people associate to distress, control, reclusion etc. The philosopher, instigated by the theme of workers continued education, tells us how he has appropriated a new knowledge and brought it to academy to create a device to problematize, at theoretical and practical levels, learning’s of work, education or formation for work, work management, the work itself and what is created among individuals in the world of work. His proposal of analysis device and approach of the working activity hás brought contributions to several fields of knowledge besides Philosophy: Education, Health, Management, Engineering, Sociology and Communication. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4239910.11606/issn.2316-9125.v13i2p93-102Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-1022316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399/46070Fígaro, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:42:38Zoai:revistas.usp.br:article/42399Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:59.343407Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity Um passeio pelo bosque da filosofia: Yves Schwartz, um pensador da atividade humana, sempre inédita e regida por valores |
title |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity |
spellingShingle |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity Fígaro, Roseli Work Activity Ergology Continued education Communication. Trabalho Atividade Ergologia Educação continuada Comunicação. |
title_short |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity |
title_full |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity |
title_fullStr |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity |
title_full_unstemmed |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity |
title_sort |
A walk in the philosophy grove: Yves Schartz, a thinker of the always innedit and oriented by values human activity |
author |
Fígaro, Roseli |
author_facet |
Fígaro, Roseli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fígaro, Roseli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Work Activity Ergology Continued education Communication. Trabalho Atividade Ergologia Educação continuada Comunicação. |
topic |
Work Activity Ergology Continued education Communication. Trabalho Atividade Ergologia Educação continuada Comunicação. |
description |
O filosofo e professor Yves Schwartz, diretor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, fala sobre trabalho, um tema pouco palatável e que a maioria de nós assemelha a sofrimento, disciplina, reclusão etc. O filósofo, instigado pelo tema da formação continuada de trabalhadores, relata como se apropriou de um novo saber e o retornou à academia para criar um dispositivo capaz de problematizar, no nível teórico e prático, quais são os saberes do trabalho, o que é a educação ou a formação para o trabalho, o que significa geri-lo, o que é o trabalho e o que se cria entre os indivíduos no mundo do trabalho. Sua proposta de dispositivo de análise e de abordagem da atividade de trabalho tem contribuído a diferentes campos do saber, além da Filosofia: à Educação, à Saúde, à Gestão, à Engenharia, à Sociologia e também à Comunicação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399 10.11606/issn.2316-9125.v13i2p93-102 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v13i2p93-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42399/46070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102 Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102 Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 93-102 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090385256448 |