Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962 |
Resumo: | A ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica. |
id |
USP-71_8254ba07a417346a7885523053b9e8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/163962 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicaçãoTransmetodologiaComunicaçãoEpistemologiaCiênciaIdentidadeTransmethodologyCommunicationEpistemologyScienceIdentityA ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica.Science and communication affect and are affected by reality whilst requiring a break with the superficial and conditioned common sense, unlike the ancient knowledge that have been built with lots of mental engineering by different peoples. Therefore, this article aims at proposing an alternative way of thinking about the way we do science in communication, valuing personal experiences and intending them according to the different theoretical currents, seeking to understand the diversity under different prisms. Thus, our article defends the transmetodological proposal formulated by Alberto Efendy Maldonado as an epistemic identity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16396210.11606/issn.2316-9125.v25i2p94-103Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-1032316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962/168834Copyright (c) 2020 Renata Cardoso de Almeida, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torrehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Renata Cardoso deTorre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/163962Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:29.452821Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
title |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
spellingShingle |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação Almeida, Renata Cardoso de Transmetodologia Comunicação Epistemologia Ciência Identidade Transmethodology Communication Epistemology Science Identity |
title_short |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
title_full |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
title_fullStr |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
title_full_unstemmed |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
title_sort |
Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação |
author |
Almeida, Renata Cardoso de |
author_facet |
Almeida, Renata Cardoso de Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la |
author_role |
author |
author2 |
Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Renata Cardoso de Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmetodologia Comunicação Epistemologia Ciência Identidade Transmethodology Communication Epistemology Science Identity |
topic |
Transmetodologia Comunicação Epistemologia Ciência Identidade Transmethodology Communication Epistemology Science Identity |
description |
A ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p94-103 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p94-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962/168834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renata Cardoso de Almeida, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Renata Cardoso de Almeida, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103 Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103 Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092623966208 |