Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Renata Cardoso de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962
Resumo: A ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica.
id USP-71_8254ba07a417346a7885523053b9e8d0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/163962
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicaçãoTransmetodologiaComunicaçãoEpistemologiaCiênciaIdentidadeTransmethodologyCommunicationEpistemologyScienceIdentityA ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica.Science and communication affect and are affected by reality whilst requiring a break with the superficial and conditioned common sense, unlike the ancient knowledge that have been built with lots of mental engineering by different peoples. Therefore, this article aims at proposing an alternative way of thinking about the way we do science in communication, valuing personal experiences and intending them according to the different theoretical currents, seeking to understand the diversity under different prisms. Thus, our article defends the transmetodological proposal formulated by Alberto Efendy Maldonado as an epistemic identity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16396210.11606/issn.2316-9125.v25i2p94-103Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-1032316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962/168834Copyright (c) 2020 Renata Cardoso de Almeida, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torrehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Renata Cardoso deTorre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/163962Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:29.452821Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
title Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
spellingShingle Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
Almeida, Renata Cardoso de
Transmetodologia
Comunicação
Epistemologia
Ciência
Identidade
Transmethodology
Communication
Epistemology
Science
Identity
title_short Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
title_full Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
title_fullStr Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
title_full_unstemmed Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
title_sort Transmetodologia como identidade: uma epistemologia transformadora na pesquisa em comunicação
author Almeida, Renata Cardoso de
author_facet Almeida, Renata Cardoso de
Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la
author_role author
author2 Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Renata Cardoso de
Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la
dc.subject.por.fl_str_mv Transmetodologia
Comunicação
Epistemologia
Ciência
Identidade
Transmethodology
Communication
Epistemology
Science
Identity
topic Transmetodologia
Comunicação
Epistemologia
Ciência
Identidade
Transmethodology
Communication
Epistemology
Science
Identity
description A ciência e a comunicação afetam e são afetadas pela realidade ao mesmo tempo em que necessitam de uma ruptura com o senso comum raso e não reflexivo, ao contrário dos saberes milenares que foram construídos com muita engenharia mental por diversos povos. Por isso, este artigo tem como objetivo propor uma forma alternativa de pensar o modo como fazemos ciência em comunicação, valorizando as experiências pessoais e as tencionando de acordo com as diversas correntes teóricas, buscando compreender a diversidade sobre diferentes prismas. Assim, este artigo defende a proposta transmetodológica formulada por Alberto Efendy Maldonado como uma identidade epistêmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p94-103
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p94-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/163962/168834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Renata Cardoso de Almeida, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Renata Cardoso de Almeida, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103
Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103
Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 94-103
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092623966208